Rumores sobre as novidades da próxima geração do console PlayStation circulam a algum tempo, porém foi em uma entrevista concedida a Wired que Mark Cerny, líder de arquitetura do sistema do novo console (e que trabalhou no PlayStation 4), que algumas informações oficiais foram divulgadas. O nome do próximo console, entretanto, não foi uma delas: muitos especulam que ele deva se chamar PlayStation 5, porém Mark se referiu a ele somente como “o console da próxima geração”.
O novo console terá suporte para games em 8K (as primeiras TVs com suporte para essa resolução estão chegando agora ao mercado) e substituirá HD por SSD (solid state-drive), aumentando a velocidade de carregamento. Uma das maiores novidades, porém, é a retrocompatibilidade com jogos do PS4, uma vez que a falta da mesma com o console anterior não ocorreu durante transição entre PS3 e PS4, frustrando muitos gamers.
Outra informação divulgada é que o dispositivo de realidade virtual PlayStation VR terá grande importância para o novo console, embora o representante da empresa não tenha se aprofundado muito a respeito de como.
Outro ponto importante envolve os novos serviços de streaming de jogos, como o Stadia, divulgado pelo Google a pouco tempo. Embora a Sony tenha um serviço que rode jogos na nuvem, o PlayStation Now, Mark não adiantou muitas novidades a respeito do link exato entre o serviço com o novo console.
Apesar da divulgação de todas essas novidades, o entrevistado confirmou que o novo console não chegará às lojas em 2019 e, assim como aconteceu com o PlayStation 3, diversos games serão lançados para as duas gerações simultaneamente quando o console chegar ao mercado.