Cada garrafa de vodka da Air Co., lançada no começo do mês, absorve tanto dióxido de carbono da atmosfera quanto oito árvores adultas, de acordo com o co-fundador, Gregory Constantine.
“Em outras palavras, cada garrafa remove uma libra de dióxido de carbono do ar durante todo o seu ciclo de vida”, diz Constantine à CNBC.
A vodka, que custa US$ 65 por uma garrafa de 750 ml, é feita com apenas dois ingredientes, dióxido de carbono (um gás de efeito estufa) e água. Isso é diferente da vodka tradicional, que normalmente é feita pela fermentação de grãos como milho, batata e trigo. Produzir uma garrafa típica de vodka pode criar cerca de 13 libras de gases de efeito estufa, de acordo com a Fast Company, enquanto o produto da Air Co. é negativo em carbono, removendo uma libra de carbono do ar com cada garrafa produzida.
Ainda segundo a empresa, seu sistema patenteado funciona usando eletricidade solar renovável para transformar carbono do ar em etanol puro.
Seu processo é “inspirado pela fotossíntese na natureza, onde as plantas respiram CO2. Eles consomem água e usam energia sob a forma de luz solar para produzir coisas como açúcares e para produzir outros hidrocarbonetos de maior valor, com o oxigênio como único subproduto. A mesma coisa com o nosso processo: o único subproduto é o oxigênio”, segundo o eletroquímico e co-fundador Stafford Sheehan.
A empresa acabou de nascer e promete que este é o primeiro produto de vários. O sistema de conversão de carbono da Air Co. recebeu prêmios da NASA, das Nações Unidas e é um dos cinco finalistas do XPRIZE global de US$ 20 milhões (a maior competição de tecnologia de carbono do mundo).
A empresa, que atualmente possui nove funcionários, não divulgaria quanto dinheiro arrecadou de investidores até o momento.
E você, gostaria de experimentar uma Vodka feita de modo diferente?