Todo mês de dezembro, o YouTube publica um vídeo de compilação, chamado “YouTube Rewind“, que rastreia os criadores mais populares do ano, tendências inovadoras e outros acontecimentos significativos na comunidade.
A edição de 2018 se tornou o vídeo mais odiado da história do site (17 milhões de dislikes, até o momento) e foi criticada por se concentrar em marcas, em vez de celebrar os criadores e fãs. O “Rewind” de 2019 começa com um pedido de desculpas pelo vídeo de 2018 e relembra os criadores populares fazendo caretas enquanto o assistiam, antes de continuar com um formato Top 10 mais convencional.
Os comentários e votos no novo vídeo, no entanto, permaneceram negativos, que vão de muitos reclamando da falta de novas imagens até criticarem os próprios criadores que ficaram popular mas não pelo conteúdo que alguns comentaristas gostam.
É possível que o Youtube aposente o formato em breve, focando apenas nos dados finais de cada ano.
O YouTube fez um rewind bem simples , com o mesmo formato de rewind 2010 ,2011 , em 2012 eles começaram a fazer muito mais bem trabalhado trazendo realmente vários criadores de conteúdo para o vídeo , em 2013 foi a mesma coisa , mas em 2019 deixou a desejar, óbvio que não foi pior que 2018, mas decepcionou bastante sendo que vários Youtubers fizeram piadas dizendo que eles mesmos poderiam fazer o rewind 2019 de tão simples que foi , o rewind 2019 fez o trabalho dele , mas estamos em 2019 e não em 2010
Estratégia acertada, tinha que ser assim mesmo. Meu desejo para 2020 é que o Youtube coloque um pouco mais de foco no conteúdo da categoria “pérolas escondidas” (e são muitas) do que nesse mundinho “Youtuber influencer” já tão cansado (pra mim, obviamente hehehe). Viva o conteúdo de qualidade e abaixo a futilidade, afinal estamos em 2020 e o ser humano PRECISA evoluir. :)