A novidade vem de Hanói, capital do Vietnã.
O que pode parecer um deboche insensível para muitos, se justifica quando contextualizado na cultura local. No Vietnã existe uma expressão que a imprensa mundial tem traduzido para o inglês por conta da rima, que é o “EAT IT TO BEAT IT”. Algo que na língua local não chega a ser tão literal, mas que pode ser entendido como uma “mastigação de um obstáculo” ou, “comer para derrotar”. Ou seja, a intenção não é minimizar o problema, mas sim suavizar um pouco a sensação de pânico das pessoas, principalmente as crianças.
Disclaimer feito, o hamburguer criado pelo Chef Dang Van Khu é realmente divertido e está fazendo o maior sucesso. Além do formato de vírus, a massa ainda leva chá verde, o que traz uma tonalidade adequada ao pão e bastante apropriada ao tema.
O Coronavírus não assusta tanto depois que você come um hamburguer em forma de vírus. Essa maneira de enxergar a situação traz um pouco de alegria durante essa pandemia
Chef Dang Van Khu
Vale lembrar que o Vietnã tem controlado de forma exemplar o avanço da COVID-19 no país. Até o começo do mês tinham conseguido recuperar todos os casos. No momento o número cresceu para 148 casos, mas são todos “importados” e ainda não registraram nenhuma morte.
Quanto ao futuro do Coronaburguer, parece que os dias desse cardápio diferenciado estão contados. Medidas mais severas de contenção do vírus estão sendo implementadas e incluem o fechamento do comércio. Mas quem sabe volta com força – e desta vez como celebração – quando a pandemia acabar.