Campanha política usa deepfake de ditadores e já foi banida pela Fox e CNN

“Não se preocupem conosco. Vocês vão destruir a democracia por conta própria”

A campanha “Dictators” é da ONG não-partidária “RepresentUs”, uma iniciativa anti-corrupção, conhecida pelos comerciais com mensagens de alto impacto.

Os dois comerciais começam a ser veiculados hoje na TV e nas redes sociais dos Estados Unidos.

Os “influenciadores” que protagonizam os filmes são o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un. Ou melhor, uma versão falsa deles, gerada por inteligência artificial, um recurso chamado Deep Fake, ironicamente uma das tecnologias mais temidas da atualidade por conta do realismo e da facilidade com que conseguem iludir eleitores.

Ambos dão o mesmo recado: a América não precisa de nenhuma interferência eleitoral deles pois arruinarão sua democracia por si só. Esse é o tom sensacionalista que é característico da ONG, que tem como estratégia gerar awareness pelo impacto nas mensagens.

Vladimir Putin

UPDATE: segundo a agência, o primeiro comercial foi ao ar logo após os Debates Presidenciais de 2020. Os espaços publicitários na Fox, CNN e MSNB, foram reservados e confirmados, mas as peças foram retiradas às 11 horas sem explicação.

3 comments
  1. Eu tenho MUITO meo de deepfakes. A tecnologia melhora a cada dia, acho que será abraçada pela produção de filmes cada vez mais e em breve vai ser impossível separar o falso do real.

Deixe um comentário