Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes?

Campanha da Sala10 para Afrafep Saúde usa ilusão de ótica para o combate às drogas.
Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes? Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes?

Vira e mexe a gente se encanta com imagens que trazem ilusão de ótica. Uma imagem paradona mas que, quando a gente percebe, ela”fica se mexendo”.

É a partir dessa ideia que Sala 10 Propaganda, agência de João Pessoa, criou uma campanha de conscientização antidrogas para a Afrafep Saúde.

Veja por você mesmo:

Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes?
Prazer. Um momento de euforia. Uma vida de agonia.
Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes?
Felicidade. Um momento de euforia. Uma vida de agonia.
Campanha antidrogas que você diz: por que não pensei nisso antes?
Paz. Um momento de euforia. Uma vida de agonia.

O mais interessante é que, quando você consegue focar na palavra no centro do anúncio, tudo fica estático. Mas assim que você “perde o foco” a alucinação volta.

Sobe a tela aí e vê de novo. Especialmente o primeiro é o que mais me causou esse “estranhamento”.

Esse é um insight interessantíssimo para conscientizar como é a vida de adictos: “para tudo ficar tranquilo, eu preciso daquele meu momento de paz novamente”, então a busca por momentos de euforia torna-se o novo foco.

Será por aí que a agência pensou? Os comentários estão sempre abertos pra gente ouvir mais de cada um.

Créditos:
Agência: SALA 10
Diretor de Criação: Dann Costara
Diretor de Arte: Moises Moraes
Redação: Kiko Malheiros
Atendimento: Danilo Soares

7 comments
  1. Alguém tem algum tipo de métrica ou estudo pra saber se de fato esse tipo de campanha tem algum efeito prático de conscientização? Além claro de botar na pasta da equipe criativa e concorrer a prêmio (redação em inglês pra Afrafep?…)

    1. Opa Thiago, meu chará! Aí é uma questão de pesquisa para entender. O que eu valorizei foi o insight: ao focar no prazer, paz, alegria… o movimento cessa. Quando perde o foco, o movimento volta. Achei bem cabível a analogia para adictos. Agora, o problema com as drogas não se resolve com campanha, óbvio. Depende muito da força de vontade de cada pessoa, de instituições, de todo um apoio familiar, social, etc. E a peça no original foi postada em português no Instagram da Afrafep.

    2. A quantidade de caractere excedeu, aí complemento por aqui.
      É bem comum traduzir para o inglês para ganhar visibilidade da peça.
      Essa, por exemplo, encontrei no Ads Of The World. Se não tivesse lá talvez eu nunca soubesse da peça. Pelo ponto de vista do insight da ilusão de ótica e a analogia com as drogas, achei bem bacana mesmo! ;)

Deixe um comentário