Spaghetti, Talharim, Fettuccine, Taglierini, Bucatini, Fusilli, Penne, Farfalle, Conchiglie, Rigatoni.
Se todas essas palavras lhe são familiares, então ou você é um italiano raiz, ou saca muito de massas.
Agora existe mais um nome para compor essa lista: Cascatelli, que significa cachoeira em italiano.
Esse novo formato foi criado pelo apresentador obcecado por comida – Dan Pashman – que já o colocou em produção comercial.
Sua obsessão: criar uma massa que consegue ser imbatível em três categorias. E os nomes dessas categorias nem tem tradução para o português.
Sauceability: a capacidade que o macarrão tem de aderir ao molho. Sabe quando você come e o molho escorrega muito a ponto de, no final do jantar, sobrar um monte de molho no fundo do prato? É isso! O design do Cascatelli resolve essa questão na sua vida! Colocando mais curvas e texturas para manter mais o molho no macarrão.
Forkability: Capacidade de “engarfar” o macarrão. Com seu formato mais longo que o convencional, ele tanto oferece mais pontos de contato para espetar, como tem curvatura e textura que o mantém mais preso ao garfo.
Toothsinkability: o prazer que dá em “afundar o dente” na massa. Com alguns ângulos retos, a massa tem maior resistência, o que significa maior satisfação em morder aquele macarrão al dente. Além das variações de espessuras, ondas e texturas que oferecem maior prazer na mastigação.
Em sua conta do Instagram, Dan Pashman mostra um pouco da sua criação.
Esse post todo foi para dizer que o design está em tudo! Seja em projetos gráficos, arquitetônicos, embalagens, móveis, carros, cidades… seja em uma experiência de morder aquele macarrão suculento, com o prazer de meter uma bela dentada e sem ter que ficar catando os pedaços que escorregam do garfo.