Em setembro de 2019 o Grupo XP passou a se chamar XP INC., com nova marca e posicionamento conduzido pela agência Ana Couto. O novo visual e posicionamento da XP INC. buscou refletir os valores que representam as empresas da holding: XP Investimentos, Rico Investimentos, Clear Corretora, o site de finanças Infomoney e outras iniciativas em educação, gestão de recursos e seguros.
Agora é a vez da XP Investimentos marcar essa mudança, abandonando o nome “investimentos” de seu logo.
Na descrição do vídeo que apresenta a marca com o posicionamento “investir transforma” vemos a justificativa: “Faltando pouco mais de um mês para completar 20 anos de mercado, o objetivo da mudança é representar o novo momento da companhia, com foco em tecnologia e com a ampliação de sua oferta de produtos e serviços.”
“A força do conceito é ampla. As peças dizem ‘talvez você seja um investidor e nem saiba’. Vai muito além de dinheiro, traz sempre uma atitude. Mostramos exemplo de investimentos de pessoas brasileiras e as transformações que fizeram. A campanha é um convite para as pessoas pensarem onde estão investindo”, explica Cinthia Kato, head de marketing da XP. E completa: “O momento atual da empresa, e que se reflete na nova marca, é de expansão do nosso target. Queremos criar conexão com uma audiência que é menos conectada a esse universo”.
Poucas marcas podem se dar ao luxo de usar apenas o nome, sem a descrição. Esse “luxo” vem de muito trabalho, comunicação alinhada e relevância. Já estava corriqueiro falar “a XP fez isso” e “a XP fez aquilo”. A gente não precisa dizer, por exemplo, Skol Cervejas, ou TIM Telefonia. Então acredito que essa nova fase seja uma evolução natural tanto para mostrar orgulhosamente a relevância do nome XP, como para abandonar o termo “investimentos” e expandir sua atuação e seu target.