O Twitter começa a dar seus primeiros passos para se tornar uma plataforma de conteúdo, permitindo que jornalistas, criadores e usuários recebam “gorjetas” ou doações de seus seguidores como uma forma de recompensar e incentivar a criação de conteúdo autoral (por enquanto apenas para apenas os usuários que usam o Twitter em inglês). A ideia é ir além dos follows, retweets e likes e mostrar apoio de uma maneira mais prática e efetiva: com dinheiro.
Como vai funcionar
Você saberá que o Tip Jar de uma conta está habilitado se vir um ícone do serviço próximo ao botão “Seguir” em páginas de perfis. Clicando no ícone você verá uma lista de serviços de pagamento ou plataformas que a conta ativou. Selecione o serviço de pagamento ou plataforma de sua preferência e você será levado do Twitter para o aplicativo selecionado onde poderá dar sua gorjeta no valor que você escolher. Os serviços já disponíveis hoje incluem Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo.
Veja um Preview
Esse tipo de prática tem se mostrado como uma alternativa interessante para a manutenção de conteúdo relevante, que anda em falta. Infelizmente, aqui no Brasil existe uma certa barreira cultural e são poucos os usuários que expressam apoio aos seus autores favoritos através de algum tipo de doação. O YouTube é um modelo de monetização para todas as outras plataformas, mas mesmo neste caso a remuneração vem da plataforma e não de usuários. Jornais já trabalham cm conteúdo fechado para assinantes há algum tempo, uma outra maneira – mais radical – de viabilizar conteúdo.
A plataforma pretende expandir o recurso para mais linguagens em breve.