Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa

Projeto da agência portuguesa Uzina nasce integrado a campanha global “Made for the epic in everyday” para lançar localmente o Galaxy S21.
Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa

Recebi um email do Francisco Carvalho, redator senior da agência portuguesa Uzina e um dos criativos por trás do último projeto que criaram para Samsung, que nasce integrado a campanha global “Made for the epic in everyday” para lançar localmente o Galaxy S21 e comunicar um dos atributos do produto, o vídeo “beyond cinema quality”.

Abaixo transcrevo a mensagem do Francisco, que explica um pouco do contexto da campanha:

Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa

Como sabem, Fernando Pessoa é um verdadeiro ícone em Portugal. Embora só tenha sido reconhecido como tal após a sua morte, em 1935, com apenas 47 anos, hoje em dia é considerado por muitos como um dos melhores poetas de sempre. O crítico Harold Bloom chega mesmo a colocá-lo no cânone da literatura ocidental do século XX, ao lado de nomes como William Shakespeare e Franz Kakfa.

Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa

Mas, para além de poeta e de ter criado vários heterónimos para a sua poesia, também foi filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, astrólogo, publicitário (criou a primeira assinatura de marca da Coca-Cola em Portugal), inventor, correspondente comercial, crítico literário, comentador político e — plot twist — argumentista de cinema. Algo que, até agora, poucos sabiam.

Samsung/O Ídolo: o primeiro filme de Fernando Pessoa

No livro “Argumentos Para Filmes” (link), publicado em 2011 pelos investigadores pessoanos Patrício Ferrari e Cláudia J. Fischer, estão reunidos 6 dos argumentos que Fernando Pessoa escreveu, bem como o nome, a morada e o logótipo — desenhado pelo próprio — da ECCE Film: a produtora que este planeava criar para produzir os seus filmes. Contudo, estes nunca chegaram a tela grande.

Corta para 2021, onde quase 100 anos depois e pela primeira vez na história, um dos seus argumentos é produzido. Baseado no manuscrito de “Note for a thriller, or film”, O Ídolo é assim o primeiro filme com argumento de Fernando Pessoa, tendo sido realizado por Pedro Varela (IMDB), totalmente filmado com um Samsung Galaxy S21 e co-produzido pela Blanche Filmes e — desejo cumprido! — pela sua ECCE Film.

Uma história que tem lugar nos loucos anos 20, sobre um magnata invisível que pede a um amigo lhe traga de Nova Iorque para Sintra um ídolo (pequeno artefacto; estatueta) “so rare and powerful, that its price is practically impossible to calculate”. Mas acima de tudo, uma história sobre ganância, poder, os vários eus que todos temos e onde a verdadeira natureza humana é testada de forma sórdida.

O Ídolo estreou no dia 12 de Maio e pode ser visto em 4K e legendado em português e inglês aqui: samsung.com/pt/idolo. Nesta landing page são ainda revelados alguns easter eggs por trás do filme e serão lançados vários episódios de making-of, onde mostraremos como este foi produzido e realizado apenas com um Galaxy S21. Outra boa notícia: o livro, que estava esgotado, está de volta às prateleiras das livrarias portuguesas.

Para concluir, com este projecto queremos não só homenagear Fernando Pessoa e afirmá-lo como um artista e escritor inesgotável*, mas também inspirar e lembrar as pessoas que o seu smartphone também é uma ferramenta de criação pronta a fazer um épico a qualquer momento.

Assim, seria com enorme prazer que gostaríamos de ver o nosso O Ídolo publicado e divulgado no Update or Die. Aqui ficam os links do teaser e do trailer, bem como para algumas fotografias promocionais e ficha técnica do projecto:

Teaser

O Filme

*Fato curioso: quando Fernando Pessoa morreu, deixou apenas uma biblioteca privada e um baú onde foram encontradas mais de 25 mil folhas de papel com poemas, textos, pensamentos, apontamentos e notas soltas que ainda hoje estão a ser estudadas, investigadas, compiladas e editadas em obras póstumas inéditas. Foi nesse baú que os seus argumentos para filmes foram encontrados.

Ficha Técnica

Advertising Agency: Uzina, Lisbon, Portugal Ceo: António Roquette Ecd: Susana Albuquerque Copywriter: Francisco Carvalho Art Director: Micael Nunes UX/UI Designer: Liliana Guilherme Photographer: Luís Moreira Post-production: Filipe Almeida Art Finisher: Edoardo Trave Client Service Director: Duarte Frade Strategic Planner: António Ataíde Account Executive: Fátima Mahomed Account Executive: Beatriz Pinto Production Company: Blanche Filmes Film Director: Pedro Varela Film Writer: Fernando Pessoa, Pedro Varela DoP: Leandro Vaz Da Silva Executive Producer: Pedro De Oliveira Assistant Director: Dino Estrelinha Music Composer: João Bruno Soeiro Art Director: Nuno Gabriel De Mello Editor: Ricardo Mesquita Sound: Ricardo Sequeira Sound Design & Mix: Elvis Veiguinha Colorist: Paulo Inês Visual Effects: Clan VFX

Add a comment

Deixe um comentário