Biribinhas: os verdadeiros heróis da quebrada

Um quadrinho maroto que mostra 4 crianças brasileiras e um vira-lata com seus super poderes: a cara e a coragem de encarar as diferenças sociais.
Biribinhas: os verdadeiros heróis da quebrada Biribinhas: os verdadeiros heróis da quebrada

Quando me deparei com esse projeto já tive uma identificação imediata, afinal sempre acreditei que o super herói versão brazuca não teria capa, nem visão de raio-x. O herói brazuca desce a ladeira, pega busão, aguenta desaforo, enfrenta preconceito, encara a diferença social como heróis encaram os piores vilões. Herói tupiniquim tem que nadar contra a maré de um Brasil que insiste a jogar toda a corrente contra nossa direção.

Como uma criança que nasce aqui encara essa realidade?

Biribinhas: os verdadeiros heróis da quebrada

Essa é a proposta de Biribinhas: quarto crianças e um vira-lata que descobrem um universo fantástico onde porcos são donos de fábricas, velhos dinossauros governam uma cidade e uma matilha de cães milicianos toma de assalto uma pequena vila.

As semelhanças seriam meras coincidências?

Numa jornada cheia de desventuras, o leitor é convidado a descobrir que muito mais do que trajes maneiros e super poderes, heróis e heroínas são feitos de uma substância poderosa, indestrutível e presente em todos os seres humanos: Coragem. Coragem para lutar, transformar e fazer aquilo que precisa ser feito.

Biribinhas tentar explicar os problemas estruturais do capitalismo de um jeito gaiato. Seguindo e subvertendo os passos da Disney, Pixar e afins, os quadrinhos transformam alguns conceitos marxistas e grandes questões contemporâneas em narrativas cheias de aventura, mistério e fantasia. A alienação no trabalho que desumaniza as pessoas, a ideologia jurássica que impede a sociedade de andar para frente, a sede pelo lucro que devasta o meio ambiente, o racismo que retira a dignidade das pessoas. Cada problema vira trama e cada questão um chefão a ser enfrentado em uma edição.

Biribinhas: os verdadeiros heróis da quebrada

A ideia está lançada. Através do Catarse o projeto coleta apoiadores de todo o Brasil investindo a partir de R$10,00.

E como eles mesmo dizem no site: “se gostou apóie e compartilhe com um amigo. Se não gostou, compartilhe com um inimigo.”

Add a comment

Deixe um comentário