A Champions League foi criada em 1955, logo após o primeiro congresso da União Europeia de Futebol (UEFA), que aconteceu no dia 2 de março do mesmo ano, em Viena, na Áustria.
Inicialmente chamada de “Copa dos Clubes Campeões Europeus”, a ideia do torneio não veio diretamente da UEFA, mas de Gabriel Hanot, então diretor do diário desportivo francês “L’Équipe”..
Diferente de como é hoje, os times participantes não precisavam ser campeões nacionais – eles eram convidados e o principal critério de escolha foi baseado naqueles que causavam mais comoção entre as torcidas.
Participaram da primeira edição do torneio 16 clubes e a final aconteceu no dia 16 de junho de 1956, disputada entre Real Madrid e Stade Reims. O Real Madrid venceu a partida e se tornou o primeiro campeão europeu. O clube madrilenho ainda viria faturar 13 vezes a “Orelhuda”, conquistando a posição de maior detentor de troféus da competição.
O nome da competição só foi alterado em 1992, quando foi criada a Champions League, nos moldes atuais, com fase de grupos e de mata-mata. Sobretudo, para além da construção do maior torneio de clubes do mundo, a Liga dos Campeões é palco anualmente de novas histórias. Carrega tradição.
Isso é percebido já na execução do seu hino. Um espetáculo à parte. Com o estilo do famoso compositor do século XVIII, George Frederic Handel, foi composto por Tony Britten, do Royal College of Music.
A canção ficou a cargo da Orquestra Filarmônica Real e os vocais da Academia Saint Martin in the Fields, ambos projetos de londrinos. A letra é uma mistura dos três idiomas oficiais da UEFA (inglês, francês e alemão) e quer dizer uma única coisa: seremos campeões. Rumo à vitória.
A taça é outro simbolismo que carrega muito dessa tradição do torneio. A taça atual é a quinta versão do design, fabricada em Berna, na Suíça, pelo artista Jürg Stadelmann. Nas palavras de Jürg, a taça da Champions demorou 340 horas para ser feita. O design foi concebido como um quebra-cabeça. O troféu possui 73,5 cm de altura e pesa 7,5 kg, de acordo com dados no site da UEFA.
Tudo isso agrega ao produto final, que é um case de sucesso imbatível e atrai o mundo dos negócios espalhado por todos os segmentos.
Também não deixe de conferir outros episódios dessa série: