O Instagram colocou nas ruas – literalmente – a sua primeira campanha de marca no Brasil. Tá bonita!
Criada em parceria com a Africa, e batizada de “Você Que Faz”, a ação mostra, através das possibilidades da plataforma, como a rede social impulsiona a cultura promovendo a diversidade. Fica claro como os usuários exploram, se expressam, se inspiram uns com os outros, criam tendências e se conectam de forma autêntica e significativa. Para tudo isso, a campanha contou com a colaboração de diversos criadores de conteúdo.
Renata El Dib, diretora de criação do Facebook, conta que:
“Nada melhor do que construir o processo criativo explorando o infinito universo de inspirações feito pelas pessoas e como cada uma ressignifica do seu jeito e contribui para um ciclo infinito de inspirações e transformações. Se tem uma coisa q eu posso dizer é que está sendo lindo estudar a fundo esse processo de perto e dar voz pelo menos a uma parcela dessas diferentes expressões.
Algo que poderia ser um complexo desafio – em retratar toda essa infinidade de expressões visuais, virou exatamente a beleza da linguagem da marca.
Para estabelecer o conceito da campanha “Você que faz” focamos primeiro num imaginário que vive no universo mobile-first, algo que já construímos para a marca Facebook BlueApp: composições verticais que priorizam a profundidade de campo do formato, enquadramentos simétricos, cores vibrantes, magical cuts e arco narrativos não-lineares que ajudam a dar destaque a uma peça no infinito feed. (Pasmem, as pessoas “scrollam” em média por dia o equivalente a 90 metros). E depois, adicionamos o layer de “weirdness” que vive no Instagram: sobreposição de imagens, gifs, cinemagraphs, filtros de AR, danças de reels, o uso de distorção de lentes, olho de peixe, macro, grande angular (que hoje são muito comuns no celular), e que trouxeram uma excelência visual no craft mas de forma que poderia ser feita com as ferramentas da própria plataforma.
Muito feliz em ver essa transformação em que antes a linguagem de um filme de TV ou cinema era a inspiração para uma campanha toda e agora o caminho é completamente inverso e não-linear.”
Aproveita e segue o perfil do Update por lá. :)