Hoje em dia não adianta só ter uma grande ideia. Pra ter alcance a ideia ainda precisa contar com investimento de mídia. Ou seja, você cria, acha que tá muito legal e depois ainda precisa pagar pra verem o que você fez, a não ser que a ideia tenha componentes que cortem alguns caminhos, como a Intervenção da Montanha a que a Cerveja Patagonia fez no começo de novembro nos céus da Berrini.
Atletas de highline, muitos deles recordistas da modalidade, esticaram uma fita a 135 metros do chão, entre 2 prédios de mais de 30 andares. No meio da performance eles estenderam uma bandeira, com mensagem publicitária da Cerveza Patagonia. Era um convite para as pessoas que estavam trabalhando nos prédios, irem para as montanhas, pra verem o mundo de outra perspectiva. A ação propunha uma reflexão sobre a forma como as pessoas vivem nas grandes cidades, quase sem espaço para o lazer e para os cuidados de saúde física e mental.
Esse outdoor inovador é mais uma ação da Cerveza Patagonia, cervejaria argentina que possui forte ligação com as montanhas, que mostra o poder energizante das alturas. A intervenção também reuniu grandes nomes do highline brasileiro, com Allison Ferreira de Oliveira, Andreza Pereira Monteiro, Gustavo Souza Féo de Oliveira, Joel Soares da Silva, Jurandy Ferreira de Melo Junior, Matheus Stoco Vidal, Monique Paredes, Paloma Cristine Galvão Cardoso e Vinicius Cauhy.
A intervenção, que ocorreu no início de novembro, atraiu a atenção nacional dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, incluindo a maior rede de televisão do país, dando visibilidade para este outdoor inovador, levado pela marca e pelos atletas, ao topo da cidade.
“Queremos amplificar ainda mais a mensagem de que as montanhas são o ponto de reconexão com nós mesmos. É em meio àquela natureza intocada das alturas que podemos realmente respirar fundo e definir com clareza nossas prioridades, tanto profissionais quanto pessoais”.
Destaca Daniel Silber, head de marketing da Cerveza Patagonia no Brasil.
O projeto foi desenvolvido pela Beta Collective, uma estrutura que conecta marcas à criativos freelancers no desenvolvimento de projetos de branding e buzz, em conjunto com os diretores Irmãos Meirelles, em seu segundo projeto para a cervejaria argentina.
“Criar para a Patagonia é misturar trabalho com prazer e trabalhando com alegria a gente coloca ideias desafiadoras no ar, literalmente. De quebra ainda toma cerveja de qualidade e se diverte com uns trocadilhos aprovados. Assim nem precisa ir pras montanhas”.
Comenta Bernardo Tavares, fundador e Diretor Criativo da Beta Collective.
Os atletas utilizavam camisetas com mensagens que sugeriam uma reflexão. Para além da frase presente na faixa, eles também estampam as mensagens: “Viu, como equilíbrio é importante?” e “O CEO não é o limite.
“É sempre um desafio novo, um trabalho que leva para um lugar totalmente inesperado, seja o topo da montanha ou o topo dos maiores prédios da cidade. A liberdade de pensar nos filmes de forma criativa torna esses desafios cada vez melhores de superar”.
Irmãos e videomakers Fábio e Marília, da Irmãos Meirelles.
As imagens e a repercussão da “Intervenção da Montanha” podem ser conferidas no canal oficial do Youtube da Cerveza Patagonia e no Instagram da marca. Antes dessa campanha, o coletivo e os irmãos, já haviam criado um experimento, levando para as montanhas, pessoas que estavam com altos níveis de estresse. O experimento, com participação da filósofa Viviane Mosé, mostrou o poder das montanhas na saúde mental. Confira também o “Experimento da Montanha”
FICHA TÉCNICA | INTERVENÇÃO DA MONTANHA
Empresa: ZX Ventures
Marca: Cerveza Patagonia
Criação: Beta Collective
Direção de Criação: Bernardo Tavares
Direção de Arte: Leandro Bechara
Redação: Bernardo Tavares
Head de Marketing: Daniel Silber
Gerente de Marketing: Eduardo Fernandes
Produção Interna: Samantha de Freitas Vieira
FILME:
Direção: Irmãos Meirelles
Direção de Produção: Marcelo Colaiacovo
Produção: Clara Rodrigues
Assistente de Produção: Carolina Sousa de Araújo Ferreira
Assistente de Set: Daniel Bezerra Campos
Diretor de Fotografia: Rod Cauhi
1º Assistente de Câmera: Alexandre Serafini
Operador de Câmera (segunda unidade): Willian Barban Galbiati
Produtor de Locação: Eduardo Bitar
Drones: Alberto Kalin Youssef Matulaitis (Betinho), Felipe de Oliveira Moreno, Ricardo Cachone Zanzarini, Laurent Ceglia, Daniel Hafez
Logger: Renan Aristoteles Fernandes
Montagem: Daniel Crepaldi
HIGHLINE:
Atletas: Allison Ferreira de Oliveira, Andreza Pereira Monteiro, Gustavo Souza Féo de Oliveira, Joel Soares da Silva, Jurandy Ferreira de Melo Junior, Matheus Stoco Vidal, Monique Paredes, Paloma Cristine Galvão Cardoso, Vinicius Cauhy
Direção e fotografia de conteúdo: Murilo Vargas de Vasconcelos Cançado
Câmera: Eduardo Barbetta
Foto: Gustavo Oliveira
Produção: Ana Paula Brucker
Drones: Beto Albertin, Luiz Ricardo de Oliveira Freitas
ÁUDIO:
Produtora de som: Estúdio Casa da Árvore
Trilha Sonora: Pedro Penna e Pedro Turcão
Mix e sound design: Pedro Penna e Pedro Turcão
Locutor: Charles Nobili