Como incentivar seu consumidor a tomar decisões através da estratégia de marcadores somáticos

A partir da estratégia dos marcadores somáticos é possível entender as duas motivações por trás das tomadas de decisão: a esperança e o medo
Como incentivar seu consumidor a tomar decisões através da estratégia de marcadores somáticos Como incentivar seu consumidor a tomar decisões através da estratégia de marcadores somáticos

Você tem feito com que o seu consumidor te escolha ou escolha o seu produto de forma rápida e fácil? Bom, é possível usar a estratégia de marcadores somáticos no marketing e fazer com que as decisões dos seus clientes seja assertiva.

Ao longo de nossa evolução criamos diversos “Marcadores Somáticos”, símbolos que nos marcam e passam a significar certa coisa, como por exemplo o coração que na verdade não se parece com o órgão real, mas sua interpretação é carregada por gerações, assim como as cores.

Essas marcações acontecem com mais facilidade na infância e juventude, mas podemos criá-las em qualquer momento de nossa vida. Além disso, podemos utilizar identificando quais são os marcadores de nosso público e fixar nossa marca da forma correta, pois os marcadores somáticos, podem atribuir valores positivos e negativos para o consumidor, explorando os chamados gatilhos mentais que nos fazem tomar decisões de forma mais rápida por nos lembrar de experiências vividas.

A partir da estratégia dos marcadores somáticos é possível entender que duas motivações fazem com que o consumidor tome suas decisões: a esperança e o medo, muito utilizadas pelas religiões que cativam seu público com a “esperança de ser salvo” e o “medo de ser punido”. Essa estratégia vem de nossa evolução, já que o medo é um forte gatilho para despertar nossa atenção para a sobrevivência.

Uso de ‘gatilhos’

O gatilho da esperança chama a atenção do consumidor, trazendo soluções para problemas frequentes como aumentar o lucro de sua empresa. Já o gatilho do medo prende a atenção pelo receio que seu investimento dê errado e da empresa falir por inúmeros motivos.

Um exemplo disso é que, por muito tempo, o “made in china” significou produtos de baixa qualidade e hoje em dia marcas renomadas utilizam sua tecnologia, por terem conseguido com o tempo, derrubar um forte marcador somático com provas sociais.

Por fim, é necessário que compreendamos: preciso conhecer o meu consumidor para poder fazer com que ele queira consumir o que vendo. Seja utilizando a estratégia dos marcadores somáticos ou outra: intimidade com o público é o diferencial das marcas de sucesso. Pense nisso!

Add a comment

Deixe um comentário