No jargão é Branded Content, mas para os mais íntimos é Conteúdo de Marca.
Longe de ser uma moda, é a forma mais autêntica, verdadeira e duradoura de uma empresa criar laços de admiração e lealdade com as pessoas ou, no jargão, consumidores.
Quem já ouviu falar do Popeye e do poder do espinafre, conhece a força de uma narrativa de marca bem estruturada e sua permanência ao longo de mais de cem anos.
Por isso, os formatos do Conteúdo de Marca precisam de constante atualização, com um olho nas técnicas de narrativa e outro no comportamento das pessoas.
Diferentemente da publicidade, o Conteúdo de Marca não é o que ela fala de si mesma. É o que ela oferece às pessoas em troca do seu tempo e por isso dialoga intimamente com todas as formas de entretenimento, com a dramaturgia e o factual.
E aqui entra a importância criativa indispensável do roteiro, de quem escreve e de seu entendimento do contexto e da sociedade em que vive.
OBJETIVO
Este curso vai apresentar e estimular o desenvolvimento de novas formas de pensamento e técnicas para colocar no papel o que as marcas podem e devem levar às suas audiências, muito além das mensagens de venda de produtos ou serviços.
Também vai propor maneiras de como as marcas podem assumir papéis mais relevantes, socialmente responsáveis e transparentes em suas conversas com um “novo consumidor, que assumiu novas posturas, exigências e que querem se relacionar de forma diferente com elas.
MÉTODO
A melhor maneira para a assimilação do conteúdo combina as seguintes abordagens:
– Separar o Conteúdo de Marca da publicidade através do estudo e discussão de casos.
– Entender o papel das marcas na vida das pessoas e no contexto do mundo atual para encontrar os formatos mais adequados para estabelecer diálogos relevantes.
– Exercitar a escrita, trocando ideias com colegas e com o professor, materializando argumentos com potencial de serem apresentados e publicados por marcas.
CONTEÚDO
Aula 1: Os fundamentos do Conteúdo de Marca. A narrativa não é sobre a marca ou sobre a empresa. Não é a criação de oportunidades para exibir seu logotipo. É a curadoria de assuntos que ela pode publicar para se conectar com as pessoas. Como fazer isso usando gêneros narrativos da ficção e do documentário.
Aula 2: A estratégia criativa e a criação estratégica. Como produzir conteúdo num mundo produtor de conteúdo. Como enxergar o humano por trás da marca, seu propósito, causas e os arquétipos de Freud.
Aula 3: Os tipos de Conteúdo de Marca. O desafio da escolha entre várias possibilidades e formatos diferentes. Como propor e escrever conteúdos de curta e longa duração.
Aula 4: Pensando a produção. Como escrever Conteúdo de Marca para plataformas digitais, como pensar na produção e distribuição considerando a mensuração de resultados.
Para saber mais, clique AQUI