5 motivos porque continuamos ouvindo as mesmas músicas que todo mundo, apesar de tantas outras disponíveis

São mais de 40 milhões de músicas no cardápio. Mas continuamos pedindo o prato do dia.
5 motivos porque continuamos ouvindo as mesmas músicas que todo mundo, apesar de tantas outras disponíveis 5 motivos porque continuamos ouvindo as mesmas músicas que todo mundo, apesar de tantas outras disponíveis

Acabei de ler um post com uma lista dos 5 artistas mais ouvidos do ano, em diferentes situações, segundo o Spotify. Basicamente são todos do mesmo gênero (sertanejo) e provavelmente as mesmas músicas. Dá uma olhada:

📱Em celulares foi (1) Marília Mendonça, (2) Henrique & Juliano, (3) Jorge e Mateus, (4) Gusttavo Lima e (5) Maiara & Maraisa. 🖥 Em computadores foi (1) Marília Mendonça, (2) Henrique & Juliano, (3) Alok, (4) Jorge e Mateus e (5) Matuê. 🚗 E em carros foi (1) Henrique & Juliano, (2) Marília Mendonça, (3) Gusttavo Lima, (4) Jorge e Mateus e (5) Maiara & Maraisa.

Aí, sempre que me deparo com essas listas, fico pensando por que as pessoas continuam ouvindo as mesmas músicas se existem outras 40.000.000 disponíveis? Não deveríamos estar mais ecléticos nessa altura? Não deveríamos ter acabado com o famoso mainstream da indústria da música? E menos comerciais?

Mainstream era fácil de entender quando tudo o que tínhamos era o rádio, impondo o que deveríamos ouvir. Mas agora temos todas músicas do mundo à distancia de poucos cliques. Por que a mesmice ainda existe?

Confira abaixo 5 motivos que explicam um pouco esse fenômeno

  1. Gosto pessoal: As pessoas têm gostos musicais diferentes e podem gostar mais de certas músicas ou artistas do que de outros. Isso pode fazer com que elas ouçam as mesmas músicas com mais frequência.
  2. Familiaridade: As pessoas podem ouvir as mesmas músicas porque estão familiarizadas com elas. Isso pode ser especialmente verdadeiro para músicas que as pessoas ouviram muito quando eram jovens ou que foram tocadas com frequência em eventos importantes de suas vidas.
  3. Falta de tempo: Com tantas músicas disponíveis, pode ser difícil para as pessoas encontrar novas músicas para ouvir. Elas podem acabar ouvindo as mesmas músicas por falta de tempo para procurar novas opções.
  4. Nostalgia: As pessoas podem ouvir as mesmas músicas porque elas os transportam de volta a um momento específico em suas vidas e os fazem se sentir bem.
  5. Influência de amigos e familiares: As pessoas também podem ouvir as mesmas músicas porque seus amigos e familiares as recomendam ou as ouvem com frequência.

E você? O que acha dos top artistas de hoje? Concorda com os motivos acima? Quais os mais determinantes na sua opinião?

Se estiver se sentindo mais aventureiro(a), segue um pouco do que ouvi em 2022, também compilado pelo Spotify.

2 comments
  1. Vc falou sob a perspectiva do ouvinte e todas as razões (pque ouvimos as mesmas músicas) são bem realistas, mas e quanto ao outro lado, a perspectiva do cantor/banda?

    É interessante lembrar que essa mesmice do gosto do público deixa o artista refém do mesmo repertório! rs

    No dia que eu fui ao show do Paul McCartney fiquei pensando exatamente sobre isso:
    o cara canta as mesmas músicas há SESSENTA ANOS e (incrível!), com a mesma entrega e paixão!!!

    É um nível de profissionalismo absurdo, mas que tbém exige uma boa dose de humildade, pois o cara tem que deixar de lado o que ele prefere e gostaria de apresentar, pra se submeter às exigências dos fãs.
    (Ossos do ofício, né?)

    Já pensou Djavan fazer um show sem cantar “Oceano”?
    Rolling Stone sem cantar “Satisfaction”; Roberto Carlos sem cantar “Emoções”; Chitãozinho e Xororó sem cantar “Evidências”???

    Teria choro, desmaio, briga, quebradeira, boletim de ocorrência e ameaça de morte no final, com certeza! hahahah

  2. Como fugir dessas “pragas” – selecione uma música diferente, alguma indie de preferência, aí vai lá seleciona o opção de tocar musicas semelhantes pelo artista ou pela música. Aí começa a escapar dessas ciladas de ouvir o que todo mundo ouve e vai descobrindo coisa nova todos os dias.

Deixe um comentário