Nomes famosos e poderosos que estão investindo em clubes de
futebol

Nos últimos anos temos visto grandes clubes do futebol europeu serem vendidos para investidores multimilionários, ou ainda grandes celebridades do esporte e do cinema. Afinal, um clube de futebol gera receitas consideráveis se contarmos com patrocínios, contratos de televisão, receitas de bilheterias e claro, venda de jogadores.

Nos últimos anos temos visto grandes clubes do futebol europeu serem vendidos para investidores multimilionários, ou ainda grandes celebridades do esporte e do cinema. 

Afinal, um clube de futebol gera receitas consideráveis se contarmos com patrocínios, contratos de televisão, receitas de bilheterias e claro, venda de jogadores. 

O montante só aumenta nos últimos anos, com a maior abertura para as apostas esportivas com plataformas como https://sportsbet.io/pt/sports e também os fan tokens, uma forma de monetização via criptomoedas que pode ser feita de forma segura e rápida.

Para esses investidores ser proprietário de um grande clube de futebol traz ainda o que muitas vezes só mesmo o dinheiro pode comprar: prestígio e status. Ao mesmo tempo, com tanto potencial e dinheiro envolvido, alguns famosos também estão comprando clubes pequenos na baixa para vender na alta.

Vejamos a seguir quem são esses bilionários que se tornaram donos de clubes e buscam não só encher o bolso, mas levantar títulos. 

Andrea Agnelli

Andrea preside o clube italiano da Juventus e faz parte da família Agnelli, dona de uma fortuna colossal e proprietária de nada menos que da Fiat e da Ferrari, além de outras empresas. 

Dietrich Mateschitz

O austríaco Dietrich Mateschitz, falecido em outubro passado, era um dos fundadores da empresa de bebidas energéticas Red Bull e consequentemente o proprietário dos clubes de futebol Red Bull Salzburg da Austria, RB Leipzig da Alemanha, NY Red Bulls e do Red Bull Bragantino, além da equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing. 

Elton John 

O cantor inglês Elton John foi o proprietário do clube inglês do Watford por muitos anos, mas atualmente não é mais o acionista majoritário, seus novos proprietários são da família Pozzo, dona do Udinese da Itália.

Ronaldo

O craque Ronaldo Fenômeno possui hoje dois clubes de futebol, o Valladolid da Espanha e o Cruzeiro. 

Nasser Al-Khelaifi

O catariano Nasser Al-Khelaifi é o CEO da QSI (Qatar Sports Investments) e imagem pública do clube francês Paris Saint-Germain, adquirido em 2011. A virada do clube foi enorme, com seguidas conquistas do Campeonato Francês e contratações caríssimas, como Neymar e Kylian Mbappé.

Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan

O Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan faz parte da família real dos Emirados Árabes e se tornou famoso ao comprar o Manchester City. Como proprietário do grupo City Football Group ele possui outros clubes de futebol como Melbourne City da Austrália, o New York City nos Estados Unidos,o  Lommel na Bélgica, o Mumbai City na Índia, o Montevideo City Torque no Uruguai, o Girona na Espanha, o Troyes na França e, recentemente, o Esporte Clube Bahia no Brasil.

Stan Kroenke

O bilionário americano Stan Kroenke é o dono do Arsenal da Inglaterra e sua empresa, a Kroenke Sports and Entertainment também possui outros clubes de futebol, basquete e futebol americano.  

Avram e Joel Glazer

O Manchester United, conhecido como “os Diabos Vermelhos”, foi comprado pelo milionário americano Malcolm Glazer em 2005 e veio a falecer em 2014. Desde então passou a pertencer aos seus 6 filhos. A presidência do clube está nas mãos de dois deles, Avram e Joel.

A fase atual do clube é péssima e a pressão dos torcedores para que os investidores vendam o clube é grande. 

Zhang Jindong

O chinês Zhang Jindong, dono de uma grande empresa de varejo na China, é o acionista majoritário da Inter de Milão, adquirida em 2016. 

John Henry

O bilionário americano John Henry, sócio da empresa Fenway Sports Group, além de ser o dono do Liverpool da Inglaterra também possui a equipe de beisebol Boston Red Sox, o jornal The Boston Globe, entre outras empresas ligadas ao esporte.

A Fenway Sports Group possui outros sócios e dentre eles uma figura ilustre do basquete americano, LeBron James que hoje possui 2% em ações do Liverpool.  

Paul Singer 

O Milan é de propriedade do fundo de investimentos americano Elliott Management Corporation, que o adquiriu de um grupo chinês.

Os chineses ficaram no comando do clube italiano por apenas 16 meses depois de tê-lo comprado de Silvio Berlusconi. O sócio majoritário é Paul Singer, em conjunto com outros investidores, como o astro de basquete LeBron James que passa a ser sócio de seu segundo clube de futebol.

Todd Boehly

O Chelsea de Roman Abramovich foi vendido ao bilionário Todd Boehly que também é dono do Los Angeles Lakers e do Los Angeles Dodgers da liga de beisebol americana, além do Los Angeles Sparks de basquete feminino.

Steve Nash 

O ex-astro do basquete americano adquiriu juntamente com sócios o clube espanhol do Mallorca, da Espanha. 

Ryan Reynolds

O ator americano Ryan Reynolds é parte de um grupo que comprou um clube da quinta divisão do Campeonato Inglês, o Wrexham, do País de Gales. O objetivo é reerguer o clube e levá-lo às divisões de elite do futebol britânico. 

Add a comment

Deixe um comentário