Lola Normajean cria “The UNnoticed Fashion Show” para lançar a primeira linha de lingerie Portuguesa dedicada à comunidade trans, na ModaLisboa.
TLOVET foi criada por Giovanna Tavares, designer e influenciadora digital. Apesar das questões LGBTQIA+ estarem na agenda, a comunidade trans enfrenta diversos problemas no dia a dia, como a falta de igualdade de oportunidades profissionais, bullying, agressões verbais e sexuais, que dificultam a sua integração na sociedade.
Nas palavras de Giovanna Tavares: “A sociedade gosta de nos colocar na caixinha do estranho, da prostituição e da marginalidade”.
Contudo, há um grande problema que a maioria ainda desconhece completamente. A luta física e emocional da mulher transexual para encontrar roupa interior perfeita, que até então não existia. Durante o processo de transição e antes da cirurgia, é habitual fazer-se tucking.
Esta ação é definida como maneiras diferentes de “esconder” os orgãos genitais, movendo os testículos para os canais inguinais e utilizando fita adesiva, super cola, várias camadas de roupa interior, entre outros. Alguns casos ainda recorrem a cirurgia caseira. Isto é um problema grave. As peças íntimas femininas TLOVET proporcionam o verdadeiro conforto, auto-estima e qualidade de vida. Apesar de ser um produto revolucionário, não é suficiente para fazer a mulher trans sentir-se realmente segura, sexy e confiante na sua própria pele.
O desafio foi chamar à atenção para a causa e para o TLOVET com uma ativação disruptiva. A ideia passou pelo primeiro desfile de moda que ninguém viu. Diferente de todos os outros onde os estilistas mostram suas novidades, neste o objetivo era que o público NÃO reparasse nas roupas apresentadas. O maior evento de moda nacional contou com várias modelos trans vestindo lingerie nas passerelles de estilistas reconhecidos: Nuno Baltazar, Luís Carvalho e Valentim Quaresma. A coleção foi também usada no desafio Sangue Novo, que coloca em competição jovens designers, através dos designers Molly98 e Çal Pfungst.
“Acredito no poder do bem e que na nossa área de trabalho podemos realmente mudar mentalidades e comportamentos. Esta iniciativa inédita foi pensada para enviar uma forte mensagem de que a inclusão de todas as pessoas, independentemente da sua identidade de género, deve ser algo natural e constante”, explica Leandro Alvarez, Chief Creative Officer da Lola-Normajean.
“Esta linha não foi desenhada para esconder nada, mas sim para mostrar o que realmente somos: MULHERES. Não podia estar mais satisfeita com o resultado. O desfile foi exatamente como idealizei: ninguém viu, mas toda gente aplaudiu. Afinal, podemos ser notícia sem ser a notícia.” Giovanna Tavares acrescenta.