Que ou aquele que é único. Após campanha liderada pelo sportv e pela Pelé Foundation e mais de 125 mil assinaturas de fãs do maior de todos os tempos, o Michaelis vai oficializar Pelé como um verbete no dicionário. O verbete já pode ser conferido na versão digital e será contemplado nas versões impressas em próximas tiragens do dicionário.
O verbete:
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.
A iniciativa acontece após o movimento para eternizar Pelé (1940-2022) na língua portuguesa, que também contou com campanha desenvolvida pela agência End to End, curadoria da Memorabília do Esporte e, ainda, consultoria acadêmica da Miami Ad School.
“A campanha Pelé no dicionário é uma das mais originais de que já participamos. Queremos agradecer a toda parceria envolvida na realização dessa campanha e, claro, a todos os torcedores por tornarem isso uma realidade. Seu nome no dicionário é uma peça muito importante de seu legado que manterá Pelé vivo para sempre”, afirma Joe Fraga, diretor executivo da Pelé Foundation.
A oficialização da inclusão da palavra Pelé como verbete aconteceu nesta quarta-feira, 26, durante o Sport Summit, em São Paulo. Joe Fraga, representante da Pelé Foundation, recebeu um quadro com o verbete de representantes do sportv e Melhoramentos, editora responsável pelo Michaelis.
“Perceber um jargão que já estava no cotidiano das pessoas e através da oficialização dele prestar essa homenagem é uma celebração incrível. Pelé é eterno e merece estar eternizado de todas as maneiras possíveis. Agora também será na língua portuguesa!”, ressalta Bruno Brum, CMO da End to End.