Casal vai ao cinema e dá de cara com a filha na tela. E mais: ela está mais velha e não é mais uma criança, mas sim uma adolescente. “Como isso é possível?” pensam os pais. Graças a eles mesmos, usando todas aquelas fotos dela que eles compartilharam pelas redes sociais. E também graças ao DeepFake e a IA, claro.
Ella: sem consentimento
Na verdade é ação ficcional criada pela adam&eve BERLIN e a Deutsche Telekom para mostrar o problema de uso indevido de identidade, principalmente com as crianças, que nem têm como opinar ou se posicionar em relação a isso.
Claro que todos nós adoramos compartilhar fotos, sejam elas de nossas férias, celebrações ou momentos íntimos, com nossos amigos. Nos aproxima.
Mas uma vez que esses dados pessoais são colocados na internet, eles ficam disponíveis para todo o mundo e para sempre. E isso pode ter consequências que nem imaginamos. Podemos lidar melhor com essa situação aumentando nosso conhecimento sobre as mídias sociais, revendo a forma como protegemos nossos dados e, assim, evitando danos indesejados desde o começo.