Criatividade é uma coisa, Inovação é outra. Mas qual é a diferença?

Hoje em dia é comum ver a Criatividade e a Inovação andando juntas. São como melhores amigas que não se largam; aonde uma vai, a outra vai atrás. Por causa disso, as pessoas normalmente tem dificuldade em distingui-las ou identificar as características de cada uma.

Só para termos uma ideia, uma definição bem resumida de ambas já nos mostra a diferença: 

  1. Criatividade é o ato de criar novas ideias, pensamentos e possibilidades.
  2. Inovação é introduzir algo novo e efetivo no mercado. 

Além disso, podemos ver aqui uma relação de dependência. A Inovação depende da Criatividade para acontecer, enquanto o inverso não acontece. Ou seja, não há como ser inovador sem ser criativo, mas podemos ser criativos sem sermos inovadores. Capiche?

Não? Ok, vamos às outras diferenças significativas. 

A Inovação, de certa forma, visa o lucro. É um processo produtivo, que consequentemente envolve gastos e riscos, e por isso é passível de ser mensurada e quantificada. 

A Criatividade é livre, independente. É um processo imaginativo, um exercício mental feito pelo criador a fim de (re)pensar o mundo a sua volta e, ao contrário do que muitos pensam, não é mensurável.  

Para explicar melhor, a Criatividade só pode ser medida se possuir uma base de comparação. Podemos medir a atividade cerebral, o número de associações por minuto ou os processos relacionados à cognição. Entretanto, para ter uma medida ou escala da Criatividade como um todo é necessário considerar diversos elementos, o que por enquanto é impossível. 

Já na Inovação há diversas dessas bases, e por isso podemos medi-la.  Por exemplo, podemos comparar com outros produtos e empresas no mercado. Outra maneira de medi-la é através da Curva da Difusão da Inovação, de Everett Rogers.

Para Rogers, a inovação segue um percurso de aceitação. Os primeiros a dar as boas vindas são os Inovadores, aqueles que acampam na porta da loja só para serem os primeiros a comprar; depois é a vez dos Primeiros Adeptos, que são os que pelo menos esperaram a loja abrir para comprar. Após estes darem os reviews e feedbacks, vem o resto que estava esperando para ver se vale a pena. Por ultimo são os que preferem o celular de teclas. Assim, produtos ou ideias altamente inovadores são rapidamente aceitos e incorporados no mercado.  

Se ainda há dúvidas ou se interessou pelo assunto, quer colocar alguma questão ou simplesmente participar da discussão e trocar ideias, aqui é o lugar: CRIATIVIDADE A SÉRIO Seja bem-vind@!

1 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use