“Presuma que sou capaz”: jovem com Síndrome de Down desafia a baixa expectativa das pessoas e propõe inversão

CoorDown lança campanha ‘Assuma que eu posso’ no Dia Mundial da Síndrome de Down
Síndrome de Down,CoorDown,Estereótipos,Dia Mundial da Síndrome de Down Síndrome de Down,CoorDown,Estereótipos,Dia Mundial da Síndrome de Down

No Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março de 2024, a CoorDown – Coordenação Nacional de Associações de Pessoas com Síndrome de Down – lança a campanha de conscientização internacional “Presuma que sou capaz”.

O objetivo é desafiar todos a acabar com os preconceitos e apoiar o potencial concreto de cada pessoa com Síndrome de Down.

Estereótipos, preconceitos e expectativas baixas afetam fortemente todos os aspectos da vida das pessoas com deficiências intelectuais. Eles representam uma barreira muitas vezes intransponível que limita suas ambições e oportunidades na escola, no trabalho, no esporte, em suas comunidades, amizades e relacionamentos amorosos.

A Profecia que se Auto-realiza

Marta Sodano, uma italiana de 29 anos com Síndrome de Down, compartilhou durante a Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down na ONU, como o conceito de “profecia que se auto-realiza” afetou sua experiência escolar. Esse conceito sociológico e psicológico, descrito pela primeira vez em 1948 pelo sociólogo americano Robert K. Merton, mostra como as suposições e expectativas das pessoas afetam os eventos de tal forma que a profecia inicial se torna realidade.

É aquela história: cuidado com o que você imagina, porque seu cérebro acredita.

O comercial “Presuma que sou capaz”

Inspirado por essas ideias, o filme “Presuma que sou capaz” apresenta uma jovem com Síndrome de Down desafiando as baixas expectativas dos outros e propondo uma inversão de perspectiva. O filme convida o espectador e a sociedade a pensar fora da caixa e a usar a profecia que se auto-realiza de forma positiva.

A Importância da Crença e do Apoio

Se um professor acredita que seus alunos podem aprender e encontra as estratégias certas para ensinar, é provável que eles aprendam. Se um empregador ou colega de trabalho acredita que um colega com Síndrome de Down pode realizar uma tarefa que pode parecer complicada e cria o ambiente certo para o ensino e a aprendizagem, então talvez eles a dominem.

A Campanha Internacional

A campanha começou com a CoorDown na Itália, mas conta com a contribuição de várias associações internacionais que estão lançando o filme em todo o mundo. As experiências reais de pessoas com Síndrome de Down e suas famílias estão sendo compartilhadas nas redes sociais, desafiando estereótipos e preconceitos.

Madison Tevlin: Um Exemplo de Superação

Madison Tevlin, uma jovem de Toronto, Canadá, é um exemplo de alguém que desafia mal-entendidos, apresentando sua própria história como uma pessoa com paixões e objetivos, capaz de muito mais do que as pessoas esperam dela.

O Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização internacional, oficialmente declarada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2022. O tema deste ano é “Acabar com os estereótipos!”.

Ficha Técnica

Agência: SMALL Diretores Criativos Executivos: Luca Pannese, Luca Lorenzini Diretor Criativo: Paolo Montanari Diretor Geral: Alberto Scorticati Gerente de Contas: Chiara Guadagnini EMPRESA DE PRODUÇÃO Empresa de Produção: Indiana Production S.p.A. Diretor: Rich Lee DP: Christopher Probst, ASC Produtor Executivo: Karim Bartoletti Produtor Sênior: Silvia Bergamaschi Produtor Assistente: Luca Bettinetti 1º AD: Andrew Coffing Editor: Luca Angeleri Música Original: Alessandro Cristofori e Diego Perugini para Stabbiolo Music Colorista: Danilo Vittori Pós Produção de Áudio: Bravagente Produtora Pós Sênior: Alga Pastorelli Pós Produção de Vídeo: 22 Dogs EMPRESA DE SERVIÇOS ESPANHA Empresa de Serviços: Vivi Film Produtor Executivo: Carlos Soms Coordenador de Produção: Nerea Soms Diretor de Arte: John Blud Estilista: Cris Urso

2 comments
  1. A tradução correta é: SUPONHA que sou capaz.
    Assume vem do substantivo assumption que traduz para o substantivo em português suposição.

    Assumir é adquirir, apropriar, tomar para si…
    Clássico caso de falso cognato.

Deixe um comentário