A CBF acaba de lançar a sua nova marca, em uma ampla reestruturação de Branding – conduzida pelo time Ana Couto – que envolveu Negócio, Marca/Design e Comunicação.
De acordo com comunicado oficial: “o objetivo é aprimorar a percepção da marca, torná-la mais eficaz no mundo digital e ampliar o conhecimento público sobre todo o trabalho realizado pela CBF, que vai muito além das Seleções Brasileiras”.
A marca foi reformulada, tendo como ponto de partida uma pesquisa das origens e significados do escudo. As cores, como principal elemento de reconhecimento, foram valorizadas e, agora, estão mais luminosas e com maior contraste, em especial o Amarelo Canarinho.
As faixas ganharam movimento e se expandem, expressando a ginga, superação e a personalidade que temos dentro de campo. Seguindo a premissa de reforçar a brasilidade, a tipografia adotada no escudo é composta por uma fonte desenvolvida por designers brasileiros da Dalton Maag.
Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro Athos Bulcão, a partir de fragmentos do formato do escudo, que sugerem festa, energia e comemoração. A marca conta ainda com uma tagline que sintetiza o que é o futebol no Brasil: JOGA BOLA.
O que você achou? Da marca.