“Para existir um cativeiro é necessário existir um animal”. A frase podia parecer óbvia até março deste ano, mas, por coincidências e confinamentos forçados, acaba funcionando neste momento como uma provocação angustiante de questionamentos. Somos ou não somos animais em cativeiro, agora ou em momentos específicos?
“Cativeiro”, videoarte de 12 minutos lançado esta semana, foi idealizado em parceria entre a agência Wieden+Kennedy SP e a produtora Angústia antes de qualquer sinal da Covid-19, inspirado na história da elefante Lady — que após 40 anos atuando em um circo da Paraíba e desde 2014 morando em um espaço impróprio da Prefeitura de João Pessoa, isolada, ganhou na Justiça o direito de ser transferida para o Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso. Filmado na Paraíba, ele transcende a história paquidérmica para outros exemplos, reais e fabulosos, passando por boi de corrida, peixe de aquário, pedras e, claro, humanos.
“Apesar de o projeto ter começado com o resgate da elefanta Lady em 2019 e ser bem anterior às políticas de distanciamento social provocadas pela pandemia, é inegável a pertinência que a circunstância do confinamento dá à nossa mensagem”, comenta Mariana Borga, diretora de criação da W+K SP e uma das roteiristas da obra.
Um apanhado de histórias, contadas com linguagens diferentes e dividas em mini-capítulos, que geram muito mais dúvidas que respostas. Mas, como diria Einstein, quem sabe não são elas que a gente precisa agora para ganhar um pouco mais de movimento…
“Cativeiro”
Realização: Wieden+Kennedy SP e Angústia
Direçaão de cena: Fabrício Brambatti (Urso Morto)
Argumento e roteiro: Mariana Borga, Bruno Oppido e Fabrício Brambatti
Direção de fotografia: Gabriel Bianchini e Fabrício Brambatti
Ilustrações: Leticia Barboza
Trilha sonora: Satélite Audio
Produção executiva: Eduardo Lima, Renato Simões, Fernanda Antonelli e Sarina D’Avila
Produção (agência): Regiani Pettineli e Rafael Messias
Colorista: Lucas Silva Campos
Atores: Bruno Costa, Maria Elena Baldo
Agradecimentos: Lady, Santuário de Elefantes do Brasil, Greg Kickow, Zoo Arruda, Câmara, Boi Salgadinho, Miguel Salvador, Raquel Leite, Mario Niveo, Circos da Paraíba – em
especial Circo Montagem, Marc Filmes, VP Cine e Joint