Cada vez que este novo desafio online é concluído, uma pessoa morre

Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka são alguns dos mais de 200 nomes que aceitaram participar do #DesafioDos40segundos
Cada vez que este novo desafio online é concluído, uma pessoa morre Cada vez que este novo desafio online é concluído, uma pessoa morre

Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka são alguns dos mais de 200 nomes que aceitaram participar do #DesafioDos40segundos, chamando atenção para uma invisível pandemia que é tão alarmante quanto este título: a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo. 

No mundo todo, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio. O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio e em 2020 foi marcado por uma ação viral encabeçada por grandes nomes da internet. 

#DesafioDos40Segundos nada mais é do que um filtro que está disponível no Instagram e também no TikTok e que num primeiro momento parece ser apenas mais um comum jogo de perguntas e respostas onde celebridades respondem, com SIM ou NÃO, afirmações sobre seus hábitos durante a quarentena. Tudo parece normal, até que no 40° segundo o jogo vira. O filtro é interrompido e uma mensagem revela o verdadeiro intuito da dinâmica virtual: “antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida”. 

Confira aqui o case da ação:

O objetivo da campanha, além de promover a reflexão sobre a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e manutenção da saúde mental, é atrair mais voluntários para o CVV. Para isso, o movimento conta com influenciadores de diversos segmentos e públicos

“Durante a pandemia do covid-19, a capacidade de atendimento do CVV diminuiu, justamente por conta de grande parte do corpo de voluntários estar no grupo de risco, na contramão disso, houve 70% de piora do brasileiro no que se refere a saúde mental. Desta forma, o CVV precisou se reinventar para conseguir atender remotamente e precisa de mais gente disposta a conversar. Afinal, gente precisa de gente”, diz Eduardo Cabral, um dos organizadores da ação digital, “e o filtro é uma isca para começar essa conversa, a ideia é quebrar a dinâmica comum da internet e hackear a atenção das pessoas. Nosso objetivo é chocar as respectivas audiências e fazer a pauta ser falada de hoje em diante”, explica. 

A campanha foi criada sem investimento, sem marca e de maneira voluntária por profissionais das mais diferentes agências(Africa, SunsetDDB, BFerraz e New Vegas) e parceiros como a BR Media, que acionou sua plataforma MIS para potencializar centenas de influenciadores no viral.

O desafio é apenas um convite para que as pessoas parem e reflitam sobre saúde mental. “Nos seus respectivos canais, cada influenciador irá aprofundar ainda mais o assunto, falando principalmente sobre a conversa e a escuta: os dois principais agentes que podem auxiliar na prevenção do suicídio”, explica João Lovise, outro organizador da ação digital. 

Esta é a segunda vez que este coletivo se forma e reúne expertises em prol da causa. Em 2019, a ação resultou na exclusão voluntária do perfil de Instagram de centenas de grandes influenciadores. Foi quando o CVV teve pico histórico de buscas no Google. 

“Só colocamos isso de pé graças a participação de profissionais que acreditam genuinamente na relevância e no debate desta pauta, principalmente em tempos de isolamento e incertezas. Uma operação remota e assertiva”

Giovanni Pavan, outro organizador da ação digital.

Ficha técnica dos voluntários 2020

// #DesafioDos40segundos

Concepção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise e Giovanni Pavan

Desenvolvedor AR: Pedro Afonso de Oliveira

Locução: Beto Hora e AnaLu Garcia

Produção: Talita Mendonça e Bruno Simões

PR: Caroline Cabral, Silvia Rossetto, Will Marinho, Hugo Ribeiro, Ruhama Rocha, Eric Surita e Gabriella Bueno

Apoio: Larissa Rezende, Felipe Almeida, Luisa Vissotto, Sarah Gomes e Juliana Cardoso

Add a comment

Deixe um comentário