O LIONS 2024 encomenda uma pesquisa anual e gera um relatório já tradicional no mercado chamado Pesquisa Lions 2024 “The State of Creativity” (clique AQUI para baixar um PDF completo). Nesta edição, falaram com 3.000 pessoas que trabalham com marketing e criação para entender como andam as coisas na área. Descobriram que, apesar de a indústria estar crescendo, parece existir um problema de comunicação entre os envolvidos.
Qual é o problema?
45% das pessoas que trabalham com criação dizem que é difícil trabalhar junto com as marcas. Isso tem criando uma barreira crescente e vem prejudicando o crescimento. Segundo o relatório, se as empresas não melhorarem nesse aspecto, têm mais chance de ir mal nos negócios em 2024.
O que dá pra fazer?
O estudo sugere que para melhorar os negócios, a criatividade deveria ser o foco. Dá dicas de como entender esses problemas e solucioná-los. Ah, e tem um detalhe: as equipes mais jovens, principalmente, estão querendo que os chefes topem correr mais riscos e sejam mais criativos, porque isso ajuda a empresa a crescer.
Um jovem gerente de marca da Austrália disse que sempre falam em ser criativos, mas na hora das decisões importantes, a galera do topo prefere ir pelo caminho seguro, que já conhecem. Isso tá deixando a turma jovem meio frustrada.
O que a gente tira disso tudo?
A criatividade é muito importante e pode fazer a diferença na hora de uma empresa crescer e se dar bem. Mas para isso acontecer, é necessário que todos na empresa – dos chefes aos mais novos – trabalhem juntos e se comuniquem melhor.