Especialistas apontam que o uso do design minimalista pode aprimorar a navegabilidade por meio da melhoria visual, da redução no tempo de navegação e do aumento da usabilidade da plataforma.
Exemplos de sucesso do design minimalista
O sucesso do design minimalista pode ser comprovado em diversos sites, aplicativos e até mesmo plataformas. Um site que explorou essa abordagem e obteve bons resultados foi o e-commerce Yonobi. A utilização de paletas de cores em tons de cinza e preto, aliada as imagens de alta qualidade com layout limpo comprovam que é simples encontrar tudo que os consumidores procuram.
No caso dos aplicativos, o Todoist é uma comprovação de que o design minimalista realmente aumenta o interesse dos usuários. Com mais de 10 milhões de download na Google Play, o app de planejamento tem interface otimizada que permite a criação de tarefas de maneira simples com os recursos fáceis de encontrar dentro da plataforma.
O design minimalista não está presente apenas nos sites e apps, mas também foi estendido para os jogos online. Um exemplo da aplicação prática dessa abordagem é o jogo Fortune Tiger online, um slot com o símbolo do tigrinho e rodadas rápidas centradas em um design minimalista. Isso porque existem poucos botões para os jogadores clicarem e definirem suas apostas, assim como girar os rolos desse jogo, tudo sem uma série de recursos que possam mais confundir do que favorecer a experiência de quem joga.
Paleta de cores com tipografia adequada tem papel fundamental
As boas práticas de web design indicam que uma abordagem minimalista pode trazer melhores resultados para diferentes empresas. Porém, essa abordagem deve ser utilizada considerando alguns elementos essenciais.

Fonte: Unsplash.
Existe uma série de elementos que podem ser aplicados para a criação de um design minimalista. Mas o sucesso passa por uma paleta de cores bem definida. Além disso, a essência do produto deve ser mantida pelo designer. Uma prova disso são as criações de Cecillie Manz, designer dinamarquesa que se destaca pelo sucesso de suas criações no mercado de móveis.
Reconhecida como designer do ano em 2018, Manz utiliza como base para as suas criações as linhas puras com tons pastel e cores sóbrias. É com base em cores como branco, cinza, marrom e preto que a designer dinamarquesa consegue passar a noção de simplicidade em suas criações.
O conceito por trás das criações de Manz é exatamente a essência do design minimalista. Afinal, é utilizada uma paleta de cores simples que permita transpassar o conceito por trás da marca a qual o site, aplicativo, jogo, ou produto é criado.
O importante é que o designer mantenha o foco no conceito do produto, ao mesmo tempo em que mantém a paleta de cores e a tipografia do negócio. A comprovação do sucesso de sites, aplicativos e até mesmo jogos, reforça como o design minimalista segue sendo uma alternativa relevante, independentemente do negócio em que a empresa atua.
