Se você curtiu a imperdível “Abstract: The Art of Design”, série documental (e uma verdadeira ode) da Netflix ao design, vai gostar disso: o SXSW traz uma celebração especial dos 10 anos de “Helvetica”, documentário cult do americano Gary Hutswit.
Dez anos atrás, Hutswit era um filmmaker independente que começou o que ele chamou de um projeto geek: um documentário sobre tipografia e design gráfico chamado “Helvetica”, a typeface mais famosa de todos tempos, desenvolvida em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffman.
O longa discursa sobre o cenário visual contemporâneo, e toda a evolução do design nos últimos 50 anos, além da participação de designers aclamados, como Massimo Vignelli, Erik Spiekermann, Matthew Carter, Paula Scher, Neville Brody, entre outros.
O que começou como um projeto paralelo, logo virou um fenômeno e a base para outros dois documentários: “Objectified” (2009), que fala das relações humanas com objetos e a importância que o design de produtos e serviços tem no nosso cotidiano; e “Urbanized” (2011), onde o design urbano e o desenvolvimento das cidades são observados em diversos ângulos.
A trilogia é aclamada até hoje — e a fonte Helvetica segue dividindo opiniões, principalmente pelo seu uso excessivo e consequente “padronização”.
Verdade seja dita: se Spielberg é sinônimo de ficção científica e Hitchcock de suspense, Hutswit pode sim ser chamado de mestre cinematográfico do design. Vale ficar de olho para ver o que o evento está preparando para essa exibição tão especial.
[signoff]
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Raphael Cagnotto
Gabriela Treiger
Helvetica <3
Alessandro Strickner
eu ja vì um documentario assim mas nao sei se è o mesmo!