Por que alguns países são ricos e outros pobres?

Por que alguns países são ricos e outros pobres? Por que alguns países são ricos e outros pobres?

Não escolhemos onde nascemos, chegamos na parte do mundo que nos correspondeu e é isso. Não há o que fazer. Podemos lutar para melhorar a nossa realidade, mas nascer em um país pobre vai trazer mais dificuldades a uma pessoa que nasceu em um país rico.

E é sobre isso que se trata o excelente vídeo do The School of Life, no qual aprendemos sobre por que alguns países são ricos enquanto outros são tão pobres.

A explicação se dá a partir de três pontos:

O primeiro deles é a corrupção. Diferente dos países ricos, em que o mais qualificado é quem será contratado, em países pobres existe a ideia de que não é o melhor que deve ocupar uma vaga de trabalho, mas quem seja parte da família, amigos ou pessoas com alguma relação com o contratante. Isso gera não a melhor maneira de realizar o trabalho, mas o crescimento da riqueza de um mesmo clã – aumentando a desigualdade.

Por que alguns países são ricos e outros pobres?

O segundo ponto é que em países mais pobres todos seguem uma crença. Tirando os Estados Unidos, que conseguiu juntar religiosidade e dinheiro, todos os outros países mais ricos do mundo não dão importância à religião.

Mas por que religiosidade é tão ruim para a criação da riqueza? Segundo o vídeo, porque ela se baseia no conceito de que há que esperar chegar ao paraíso para se ter uma boa vida. O que não acontece quando as pessoas se livram deste conceito e acreditam na sua capacidade de enriquecer e ter uma vida melhor a partir de suas próprias conquistas pessoais e profissionais.

O terceiro ponto é que países pobres têm o clima mais quente. Pode reparar, até mesmo no Brasil, as áreas mais ricas do país estão no Sul e no Sudeste, onde há mais frio do que no Norte e no Nordeste onde há mais pobreza. O clima quente dificulta o plantio e atrai doenças geradas por insetos que se reproduzem em climas tropicais.

Em resumo, o que designa a riqueza ou a pobreza de um país é:

  • 50% da riqueza se resume nas instituições de um país;
  • 20% devido à sua cultura;
  • 10% relacionado à latitude, conectividade com o resto do mundo e boa sorte geológica.

O vídeo oferece mais explicações sobre as diferenças entre os países pobres e ricos, além de trazer uma mensagem muito apropriada sobre compaixão e empatia… afinal, somos um só mundo e não há porque uns esbanjarem de muito enquanto outros padecem tanto. Temos recursos o suficiente para dividir e converter esse planeta em um lugar bom para todos.

Assista no player a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=9-4V3HR696k

2 comments
  1. Faltou uma coisa importante,RAÇA,normalmente raças puras se desenvolvem melhor como os Japoneses,Coreanos,Nórdicos,Ingleses etc,já mestiços como aqui no Brasil,ou na África,America Latina etc tendem a ser menos desenvolvidos,por isso algumaa culturas ainda preservam matrimônios entre iguais,pois quando há mistura de etnias,cores ou sexos o resultado é ruim.

  2. “Mas por que religiosidade é tão ruim para a criação da riqueza? Segundo o vídeo, porque ela se baseia no conceito de que há que esperar chegar ao paraíso para se ter uma boa vida.”

    Engraçado… algumas das pessoas mais ricas do mundo são judeus, povo bastante religioso, como se sabe.

    Engraçado… quem tem essa visão de “esperar chegar no paraíso para se ter uma vida boa” são os muçulmaos, povo ‘extremamente’ religioso, como se sabe, mas com uma interpretação diferente da dos protestantes que, por sua vez, sabem que podem ter uma vida boa aqui tbém.

    Engraçado… o video destaca 3 razões para essa questão que assola a humanidade (corrupção, cultura e geografia) e não menciona uma das principais!
    Então vamo à ela e, (surpresa!) incrivelmente tem a ver com religião:

    https://www.facebook.com/marcelo.franca.376043/videos/628207300547514/

Deixe um comentário