Movida pela necessidade de melhorar a qualidade de vida de pessoas com dificuldades, uma organização social de habitação da Holanda, em parceria com o estúdio de arquitetura Elmo Vermijs, desenvolveu uma vila para abrigar pessoas em situação de rua ou com necessidades especiais: a Skaeve Huse, localizada em uma área verde, próxima à cidade de Eindhoven, na província de Brabante do Norte, no sul dos Países Baixos.
As casas – movidas a energia solar – foram projetadas para oferecer o básico necessário para cada morador e para que suas privacidades fossem preservadas. Para garantir a boa convivência e ampliar a ideia de comunidade, os moradores vão receber todo suporte que precisarem e viver sob constante supervisão.
Iniciativas assim já foram realizadas em outras partes da Holanda, mas com abrigos temporários. Já nessa proposta, o acolhimento acontece por tempo indeterminado, de acordo com a história de cada um.
E se você manja um pouco de holandês (não é o meu caso), dá o play, que tem mais sobre a “Skaeve Huse”. De qualquer forma, vale dar uma olhada no vídeo pra ter uma ideia melhor de como as casas e a vila foram pensadas. Baita comprometimento social! Um exemplo que vale ser observado, curtido e compartilhado.
Cool!