O que você faz com a sua ideia?

Photo by Jonas Svidras from Pexels

Começar um negócio sabendo da utilidade que ele terá para o consumidor é de extrema importância para o sucesso do empreendimento.

Ter uma ideia e não coloca-la em prática não adianta de nada, mas é muito importante, antes de tudo, medir sua aceitação.

Esses três termos, muitas vezes confundidos, podem te ajudar.

Você sabe a diferença entre imaginação, criatividade e inovação?

Britney Spears com dúvidas.

A explicação é do Tiago Mattos, em seu genial livro Vai Lá e Faz.

Imaginação é a capacidade de criar na mente algo que não foi captado pelos sentidos. Por si só, não tem utilidade. Se você imagina um cavalo cor-de-rosa, mas este não tem uma função e nem resolve um problema, você está tendo um momento de imaginação.

Ela é a base para os criativos, mas o aprendizado é o seguinte: se você tem muitas ideias, mas não servem de nada, você é imaginativo, não criativo.

Já a criatividade é usar a imaginação para resolver um problema de forma viável, tentando usar a solução mais original possível.

Quando a sua ideia resolve um problema, você começa a ser criativo. Quanto mais inusitada é a invenção, mais criativa é a ideia, ou seja, ideia que não pode ser executada é apenas imaginação.

Inovação é o mais próximo do sucesso. Depois de imaginar, criar e planejar, você coloca em ação e resolve, de fato, o problema. Inovação é fazer.

Cada etapa é fundamental para a outra, mas para mudar o mundo não basta ser imaginativo ou criativo, precisa-se ser inovador.

Em qual das etapas a ideia que você investe está?

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use