Multiplane Camera: a bisavó dos layers

Multiplane Camera: a bisavó dos layers Multiplane Camera: a bisavó dos layers

Se você já usou o Photoshop alguma vez na vida, sabe da importância dos layers.
Trabalhar em camadas é muito mais fácil, mas principalmente, aumenta muito as possibilidades de manusear uma imagem em diferentes dimensões, conseguindo resultados bem mais elaborados.
E se isso já faz muita diferença em uma imagem, imagine em 24 delas por segundo.

No mundo do desenho animado, os layers significaram o início de uma nova era, uma nova maneira de animar, movendo planos em velocidades diferentes e imprimindo uma profundidade e efeitos nunca vistos antes. Era ir além da simples animação do personagem. Era colocar um rabisco em um mundo tridimensional.

Multiplane Camera: a bisavó dos layers

Em 1937, quando Walt Disney foi para o tudo ou nada em sua carreira e apostou todas as fichas na Branca de Neve, incluiu no orçamento o uso de Multiplane Cameras, que faziam, fisicamente, o que o você faz virtualmente no painel de layers lá do seu Photoshop. A primeira delas foi inventada em 1933 pelo animador que era o braço direito de Walt Disney, Ub Iwerks, a partir de peças de um Chevrolet velho. Tinha 4 layers.
O próprio Walt Disney conta como funciona uma Multiplane camera.

Add a comment

Deixe um comentário