Conteúdo na quarentena: bons exemplos de iniciativas e insights de marcas

Marcas se destacam na produção always on e mostram que ser simples é solução atemporal.

O isolamento social mudou completamente a produção de conteúdo digital das marcas. Em vez de grandes ações, o foco do always on é fazer as pessoas se sentirem bem, seguras e saudáveis.

Esse eixo, provavelmente, não vai passar com a pandemia porque o contexto nivelou o escopo de atuação na rede:

  • existe um tema global;
  • o planejamento de conteúdo agora é feito para um curtíssimo prazo: como ser relevante daqui três dias?
  • os eventos e situações que antes serviam como fonte de insights em tempo real, como o esporte e o entretenimento, estão paralisados;
  • temos um público altamente conectado e ávido por novidades que minimizem os efeitos da pandemia dentro de casa.

O consumidor espera isso. Na pesquisa do Kantar Ibope mostrou que 86% devem falar como as marcas podem ser úteis, 79% esperam um tom tranquilizador e 78% querem notícias positivas.

Algumas marcas traduziram esse momento muito rápido, e se destacam na produção de conteúdo.

Quem está fazendo bem?

Vivo

Peguemos o exemplo da Vivo, no seu perfil do Instagram. Logo no começo do isolamento social, informou o público suas soluções para que seus clientes não saíssem de casa, como um canal de atendimento pelo Whatsapp, o recebimento da fatura por e-mail e a utilidade do app para gerenciar o plano e buscar informações.

Conteúdo informativo para ações necessárias

Em seguida, adotou um tom otimista e incentivou os usuários a descobrirem novos livros e séries. Abraçou um tom lúdico ao falar sobre brincadeiras para se fazer em casa; deu acesso gratuito para as pessoas ouvirem novos podcasts, aprender inglês ou ouvir música pelo Tidal; e agora lança o “Histórias Conectadas”, um projeto que une netos e avôs pra contarem suas histórias por meio de videochamadas.

Todo domingo, um novo episódio da série “Histórias Conectadas”.

Viu como estratégia evoluiu progressivamente? O conteúdo priorizou o que era mais importante, e agora acompanha o usuário na sua adaptação ao novo normal. Ah, a marca também entrou na ondas das lives, chamando Ivete Sangalo e Alok para o projeto “Em casa”. Mas as lives ficam pra outro artigo…

Heinz

De volta ao always on, Heinz criou uma receita pra matar o tédio: desenhar o seu burger usando os recursos dos stories. Dentro do período de quarentena, esse foi o terceiro post visível no perfil. Bem assertivo, por sinal. É uma receita que não envolve ketchup ou cozinha, e mesmo assim tá totalmente dentro do que a marca trabalhava antes da pandemia com o #NinguémFazMelhor

https://www.instagram.com/p/B_gPgZXFwLC/

Tok&Stok

Outro exemplo bacana é Tok&Stok. Com o #TokEmCasa, a marca convidou o decorador e apresentador do GNT, Maurício Arruda, pra assumir o perfil do instagram. Da casa dele, Maurício mostra como organizar os móveis para o home office, a melhorar o espaço de diversão dos filhos, e conversa com as pessoas que enviam fotos das suas casas. Boa estratégia de influenciador.

Desses cases, a gente pode tirar alguns insights:

1) O simples é sempre melhor

Use os recursos da própria rede e produza conteúdo que seja criativo e altamente compreensível. A pandemia nos lembra uma lição antiga: menos é mais.

2) O entretenimento puro está liberado

Reforce os valores da sua marca divertindo o usuário. As pessoas querem um tom positivo e útil. Se você não tem um produto essencial, como é o caso da Heinz, ofereça algo que alivie a tensão. Que tipos de “receitas” podem surgir agora?

3) Crie conteúdos que se conectem com a realidade de agora

A Budweiser no Canadá fez uma releitura do seu famoso comercial, Whassup? e, dentre as diversas ações, criou um happy hour virtual. O objetivo é fazer com que as pessoas relaxem em casa. Eu destaco o conteúdo para o seu perfil no Twitter, que é maravilhoso. Timing perfeito, textos simples, ações que mantem os valores da marca mesmo no contexto adverso e muita criatividade no uso da gramática da rede. Eles estão arrebentando!

Bud faz releitura do famoso comercial Whassup?
https://twitter.com/budweiserusa/status/1252692331221803009

4) Aproveite o momento pra testar interações…

Netflix indicou conteúdos de serviços de streaming concorrentes pra pedir que as pessoas ficassem em casa. Claro, Vivo e Tim se uniram na mesma causa. Os bancos também.

…e formatos.

A VICE, juntamente com Absolut, Ballantines, Beefeater e Chiva`s, criou o The Cloud Bar, um bar 100% na nuvem. O projeto funciona como um hub de conteúdo das marcas, unindo músicos, artistas plásticos e barmans e barwomans. Se una com concorrentes ou parceiros com um propósito claro e necessário.

O The Cloud Bar está aberto todos os dias.


5) Aposte na imersão do usuário

Kit Paint & Jazz Exclusivo

Em casa, as pessoas estão com mais tempo para consumirem um conteúdo imersivo. Os textos podem ser mais longos, os vídeos também. O formato diferente é um poderoso aliado. Quer um exemplo ótimo? O Paint & Jazz, criado pelo Jazz Mansion. Você se inscreve e recebe em casa um Kit Paint & Jazz Exclusivo para pintar sua própria tela com um artista plástico convidado, enquanto curte uns bons drinks e shows de jazz. Se você nunca pintou, pode ser melhor ainda! 3 horas de uma experiência imersiva, dentro de casa, descobrindo uma nova forma de diversão, sozinho ou acompanhado.

A pergunta que não quer calar

Se as pessoas adiaram a preferência mercadológica pelas marcas, seja favorito em ajudá-las. Isso mostra um interesse além do melhor preço ou produto. E acredite: isso vai ser lembrado – e cobrado – quando a pandemia passar.

Como Maya Angelou já disse: “As pessoas esquecerão o que você disse ou o que você fez, mas não esquecerão o que as fez sentir”.

O que o seu conteúdo está fazendo o público sentir?

3 comments
  1. Muito legal! Mais legal que o Paint & Jazz é o MindEscape, iniciativa brasileira apoiada pelo Update or Die! que envia os kits para a casa das pessoas (ou colaboradores de empresas) e faz uma dinâmica com atenção personalizada (mindescape.com.br)

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use