Tempo de pandemia, de descobertas, redescobertas. Tempo para experiências, experimentações, experimentos. Tempo de imersão digital e comunicação remota, de aflições e superações. Nele temos buscado dons e talentos, muitos deles escondidos no nosso subconsciente, e os trazendo à tona na nossa nova rotina.
Tempo de voltar a escrever, de colocar no papel o resultado de pensamentos e reflexões. Este será o primeiro de uma sequência de posts visando autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e compartilhamento de ideias com meus colegas do mercado. Espero acrescentar algo ao seu dia – vamos trocar ideias? :)
Descobrindo o universo V.U.C.A.
Nos últimos meses fomos surpreendidos e seguimos impactados pelos efeitos da Covid-19, pandemia que vem fazendo a população mundial se adaptar a novas posturas sociais e profissionais – sendo envolvidos por novidades comportamentais e vamos nos ajustando as necessidades de cada dia.
As mudanças no cenário de trabalho acontecem constantemente, como a evolução na prática do negócios e gestão de pessoas. Nova técnicas e posturas são pensadas, estudadas, testadas e aplicadas, por necessidade e aprendizado de cada líder, liderado ou parceiro envolvido na cadeia de trabalho. É um movimento orgânico e, quando paramos para refletir e atuar, aprendemos que existe estratégia e técnica para colocar cada metodologia em prática; e, quando utilizadas adequadamente, o sucesso é notado na prática e realização de cada time.
Desenvolvendo a gestão de projetos pautada em metodologias ágeis, nos deparamos com uma série de conceitos, processos e pessoas, bem como desvendamos como desenvolvê-los na nossa rotina, para o bom desenvolvimento das equipes e dos profissionais que as integram.
V.U.C.A: combinação das iniciais das palavras volatility, uncertainty, complexity e ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. É a síntese da realidade no mercado de trabalho, reflexo do ambiente contemporâneo, que nos envolve e prepara para termos sucesso nos dias de hoje.
Desafios complexos e diversos: maior grau de exigência das pessoas, diálogo entre diferentes gerações, diversidade na gestão, mudança do comportamento das pessoas com relação ao trabalho, preparo e desenvolvimento da liderança. Para atuar, é indispensável desenvolver competências essenciais: liderança por propósitos, resiliência no meio pressões e incertezas, estratégia no avaliar o universo dos negócios, pensamento crítico e gestão de times (identificar a maneira para melhor se comunicar em cada grupo, dividindo suas ideias e escutando os demais).
Via de regra, o mercado de trabalho mudou ontem, hoje é outro e amanhã seguirá seu curso evolutivo. Cabe aos pilares e agentes do mecanismo, o interesse, o aprendizado, a adaptação e o sucesso na cadeia de cada negócio.