Entre uma centena, que vale conhecer, esses podem realmente mudar nosso cotidiano.
Embodied Moxie
Este robô de skill-building (U $ 1.699) foi desenvolvido pela Pixar, Henson Productions, veteranos de “Mister Rogers’ Neighborhood “e especialistas em desenvolvimento / educação infantil. Ele usa IA e outras tecnologias para ajudar crianças de 5 a 10 anos a melhorar suas habilidades sociais / emocionais.
TIME: “Não deixe que a IA e a robótica de ponta enganem você – Moxie é mais como um personagem do bairro do Sr. Rogers do que HAL.”
TrialJectory
O TrialJectory oferece um serviço de combate ao câncer que usa IA para filtrar testes clínicos e localizar informações “sobre os tipos de pacientes que os pesquisadores estão procurando”. O algoritmo combina o perfil de usuários com testes abertos de pesquisa a doença – tudo com base em suas respostas a perguntas pessoais e a progressão da doença.
TIME: “Desde o lançamento em 2018, os pesquisadores da TrialJectory expandiram o sistema para cobrir mais tipos de câncer, acrescentando câncer de pulmão neste ano.”
BrainBox AI
Inspirado por carros autônomos, o fundador desta empresa desenvolveu um sistema de IA que se baseia em previsões do tempo e outros dados para prever as condições térmicas para edifícios. O produto pode ajustar o aquecimento e A/C com base nos dados processados.
TIME: “Lançada no ano passado, a tecnologia agora controla as temperaturas de mais de 3 milhões de metros quadrados de espaço de construção, ajudando a reduzir as pegadas de carbono em até 20% a 40%.”
Krisp
Este aplicativo de cancelamento de ruído utiliza de machine learning para filtrar ruídos indesejados durante as videoconferências. A IA pode diferenciar entre a voz do usuário e os sons de fundo.
TIME: “À medida que milhões se adaptam ao trabalho remoto, ruídos de fundo indesejados – crianças gritando, cortadores de grama rugindo, cães latindo – se tornaram o flagelo das reuniões online. Pense em Krisp como seu botão MUDO para tudo isso.”
Beewise Beehome
Doenças, pesticidas e mudanças climáticas são fatores que contribuem para a alta taxa de mortalidade de abelhas, que morrem a uma taxa de 40% ao ano. Para combater isso, a Beewise desenvolveu uma colmeia que usa IA, visão computacional e robôs de precisão para monitorar os insetos e, por exemplo, aplicar pesticidas quando uma colmeia é exposta a parasitas. Uma colmeia Beewise pode hospedar cerca de 2 milhões de abelhas. Custa US $ 15 por mês.
TIME: “O uso da tecnologia inteligente pode dobrar a capacidade de polinização e produção de mel, enquanto diminui a taxa de mortalidade das colônias.”
Existem ainda milhares de iniciativas em diversos estágios, mas fica claro como a inteligência artificial, especialmente em um mundo pós-c19, mudará bastante nossa vida, além de também cuidar melhorar o nosso meio-ambiente.