O novo logo da GM

Logo tem criação in-house e marca uma nova era (elétrica) para a empresa.

Vai ser difícil ser imparcial. Meu pai trabalhou a vida inteira na GM e cresci exposto a essas duas letras, um G e um M, dentro de um quadrado azul.

Papel timbrado, canecas, casacos, canetas, copos… lá em casa tinha sempre algum objeto com esse quadradinho da GM. Faz parte da minha memória afetiva e com certeza de muitos outros por aí que fizeram e fazem parte dessa empresa e dessa marca tão longeva. Tem sempre um pai, um avô, um tio de alguém. Da época em que as empresas carregavam aquela coisa de “grande família”.

A nova é BEM diferente.

Uma mudança radical, ousada e diria que, proposital, já que a indústria automotiva passa por enormes mudanças no mundo todo. Motores que usam fontes de energia não-renováveis como o petróleo precisam mudar para os motores elétricos e o próprio relacionamento das pessoas com o produto carro já não é o mesmo, com novas formas de se ir de A a B que dispensam a propriedade de um veículo automotivo. Um novo logo vem para mostrar uma predisposição em abraçar e se adaptar ao novo (update or die…).

O logo traz agora as letras G e M em caixa baixa, dentro de um box em outline de cantos arredondados, tudo bem mais leve.

O sublinhado fica abaixo apenas da letra M e o motivo é justificado por um pretenso “plug de eletricidade” insinuado no espaço negativo entre a letra e o underline. Claro que a explicação ficou com cara daquelas viagens de branding que ajudam a justificar coisas já que um plug elétrico não é o mesmo no mundo todo. Sem falar no fato de que qualquer letra M ter esse “espaço negativo” desde sempre. Mas vá lá, dá para enxergar e traz a tal da eletricidade, tudo bem. A versão 01 é essa com o gradiente (remete a um céu azul sem emissão de carbono), mas a mais bonita e mais forte, na minha opinião, é a black mesmo.

O novo logo vem acompanhado de um novo comercial que tem até o Malcolm Gladwell como “influenciador das mudanças”, uma escolha interessante.

O Futuro elétrico da GM

1 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use