O real e o virtual: como resolver conflitos entre os perfis de uma mesma pessoa?

Saiba como evitar divergências entre posturas assumidas na vida pública e nas redes sociais.

De provável vencedora do Big Brother Brasil 21 à inimiga do país. É assim que a participante Sarah passou a ser vista desde que revelou seu apoio ao presidente da república, Jair Bolsonaro no reality, e teve o número de fãs e seguidores despencando nas redes sociais. Diante de uma crise do tipo, como a equipe que gerencia o perfil da participante deve agir?

Costumo dizer que o assessor deve sempre estar aliado ao assessorado, repassando a postura, os padrões de comportamento que devem ser seguidos tanto nas redes sociais, quanto na vida real. No caso da Sarah, essas orientações provavelmente foram passadas, mas, como eles sempre dizem, dentro da casa tudo muda.

Tenho observado que todos nós, usuários, profissionais da comunicação e celebridades, temos nos tornado uma espécie de “contratados” das redes sociais, e, por consequência, estamos sendo obrigados a seguir suas “regras contratuais” como, por exemplo, não nos vincular em polêmicas. Caso contrário, estaremos sujeitos a uma “demissão” ou sofrer o chamado cancelamento, por parte dos internautas.

No caso da Sarah, sendo ela filha de militar e se comportando como uma das estrategistas da casa, certamente ela teria o perfil de apoiadora do atual presidente. Mas colocar sua opinião política dentro de um jogo era necessário? Creio que não. Primeiro, pois não mudou nada lá dentro entre os competidores, e segundo, pois ela não faz ideia de como está a situação do lado de fora. Um tiro no pé.

Na minha experiência na área de assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais, percebo que é cada dia mais importante estudar a fundo o mercado em que o cliente está inserido, o público-alvo de seu trabalho, o engajamento, além de analisar quem nosso cliente está influenciando verdadeiramente.

Gosto de sempre me atentar a alguns itens, e acredito também que possam te ajudar na hora de executar o trabalho:

  • Evite se envolver em temas que te posicionem de forma muito positiva para um público e muito negativa para outros. Isso fará com que você divida seus seguidores, podendo perder os que não se agradam com sua opinião sobre determinado assunto;
  • Se o voto é sigiloso, não se sinta obrigado a expor seus pensamentos políticos;
  • Ser neutro não significa não ter personalidade. Passe para o público suas reais intenções sobre tudo. Mas evite responder pelos “erros e acertos dos outros”, vinculando sua imagem a terceiros, como no caso da Sarah;
  • Ao construir um planejamento de imagem pessoal/digital, cerifique-se se condiz com seus interesses e índole, evitando conflitar informações entre o que você realmente é com o que está publicando na rede;
  • Tenha sempre em mente seu planejamento de marketing. Se ele foi construído, deve ser seguido.
Add a comment

Deixe um comentário