Do lixo ao luxo: o glow up da HYBE Entertainment usando o storytelling

“Hallyu” é um movimento asiático que se refere ao aumento da visibilidade da cultura sul-coreana a nível mundial. A tradução literal da palavra é “onda coreana” e foi originalizado na China, em meados dos anos 1990, época em que os k-dramas (novelinhas coreanas) foram febre no leste da Ásia.

Curiosamente, nesse período também a Coreia do Sul enfrentou uma das suas piores crises financeiras (1997), devido a um período de recessão econômica que atingiu grande parte do sudeste asiático. Mas a válvula de escape para o país foi o intenso investimento na sua cultura popular e com incentivos e empréstimos sem cobranças de impostos, as empresas de entretenimento puderam desenvolver seus produtos culturais.

Ok, mas o que é a HYBE e como ela usa o Storytelling nos seus produtos?

A HYBE Entertainment é uma empresa de música sul-coreana. O grupo foi fundado em 2005 sob o nome Big Hit Entertainment. A princípio fez audições para selecionar trainees, mas fechou parcerias com outras empresas para ajudar a gerenciar outros artistas. Assim, a empresa começou cuidando dos grupos 8Eight e 2AM. Pouco tempo depois, o grupo feminino Glam passou a fazer parte da BH.

No ano de 2014, Dahee, integrante do grupo Glam, se envolveu em um escândalo com o ator Lee Byung-Hun. Ela, junto com uma modelo, estava chantageando o artista com um vídeo comprometedor. Ele abriu queixa e iniciou um processo contra ambas.

A controvérsia respingou na imagem da BigHit, manchando-a em toda a Coreia. Isso os levaram à falência, pois tiveram o contrato encerrado com a Source e outras empresas deixaram de fechar parcerias com o grupo.

Em meio a situação, o empresário e CEO Bang Si-hyuk mudou sua estratégia de negócio e investiu em um novo grupo, o BTS – que hoje é considerado o maior boy group da atualidade – e passou a usar o Storytelling para elaborar os álbuns dos seus artistas.

O glow Up

Falando de estratégia de comunicação a nível global, atualmente, nada se compara ao trabalho desenvolvido pela HYBE Entertainment com seus artistas atuais, sendo eles: Bangtan Sonyeondan (BTS) e Tomorrow X Together (TXT), pois um dos pontos fortes está no uso certeiro do Storytelling para construir um universo em torno dos grupos. Vídeos, músicas, matérias de divulgação em mídias online e offline, tudo se unem na mesma realidade.

Levando em consideração que o Storytelling é o ato de contar histórias relevantes que fiquem gravadas na memória dos consumidores, a HYBE vem trabalhando essa estratégia desde 2013, com o lançamento do BTS. A narrativa ainda continua nos dias atuais e não perdeu a essência, sabe por quê ? Porque a empresa trabalha com temas reais o que permite uma aproximação com seu público alvo: os jovens.

Desenvolvido por meio de fases, na primeira, que vai de 2013 a 2016, levando em consideração a idade dos meninos – todos adolescentes na época -, e o público que queriam alcançar, os temas trabalhados foram as realidades enfrentadas na maioria dos jovens: escolaridade, juventude, sonhos, amor e os futuros desafios da vida adulta. Esses temas estão presentes em todos os álbuns do grupo lançados nessas épocas.

A continuação da narrativa torna-se mais evidente nos próximos lançamentos. Assim como eles cresceram, cresceu junto a sua base de fãs e na segunda fase, que começa em 2017 e está até nos dias atuais, os temas abordados nas canções são: amor próprio, autoconhecimento, saúde mental e amadurecimento. Destaque para o sucesso da trilogia “Love Yourself”.

O curioso nessas fases é a maneira o qual a imaginação dos fãs são instigados. Antes dos lançamentos, a empresa disponibiliza pequenos teasers no YouTube, sobre o que estaria por vir, instigando ainda mais o público e já os deixando pré-envolvidos na narrativa. Aqui, podemos destacar o sucesso da era “Wings”.

A HYBEo tem medo de repetir o sucesso e em 2019, com o lançamento do TXT, a mesma estratégia vem sendo usada no grupo. Porém, com uma nova roupagem, pois no universo dos meninos é trabalhado o lado mais ficcional, exemplo os lançamentos: “Eternally” e “Magic Island”.

Como podemos observar, os assuntos abordados são temas pautados pela realidade, criando aproximação com o público alvo, o que as fazem sentir na pele dos personagens. Consequentemente, nem é preciso convencê-los a comprar os produtos da marca, que colecionam: bonés, mochilas, brinquedos, bottons, jogos on-line, dentre outros.

Aprendizados

Em resumo, o que podemos aprender com esse case global?

  1. Você, mais do que ninguém, conhece a sua jornada
  2. Conheça o seu produto, valorize e conheça o seu público
  3. Encontre formas consistentes de contar uma história interessante, sobretudo que seja interessante e tenha significado para o seu público
  4. Mantenha o seu público envolvido na sua narrativa
  5. o tenha medo de repetir a receita, mas a inove constantemente

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