Iiiih, Chrome. Acho que complicou pro seu lado. Depois de um mês navegando 100% no Arc Browser, acho que é um caminho sem volta.
A navegação na internet é uma atividade cotidiana para a maioria das pessoas, mas os navegadores disponíveis no mercado geralmente seguem um padrão visual e funcional parecido. Escolher entre o Safari, o Chrome, o Edge (nah), o Firefox, o Brave ou mesmo o Opera pode ser uma questão de preferência, mas a verdade é que todos eles compartilham características em comum.
No entanto, esse novo navegador feito para power users, o Arc Browser, promete transformar a experiência de navegação na web, oferecendo uma abordagem totalmente diferente e inovadora. E, ao mesmo tempo, sem abrir mão do que já é bom, como extensões, já que ele é baseado em Chromium e aceita todas as extensões do Chrome.
Neste artigo, vou dar uma passada nos principais recursos e funcionalidades do Arc Browser e como ele se diferencia dos navegadores tradicionais. Mas o melhor mesmo é você baixar e experimentar por alguns dias.
Visão Geral e Contexto do Arc Browser
O Arc Browser é um projeto desenvolvido pela Browser Company, uma startup composta por ex-engenheiros de empresas como Amazon, Instagram e Pinterest. Segundo eles, os navegadores atuais deixam a desejar em termos de organização, foco e controle da experiência de navegação. Com isso em mente, eles criaram um navegador que busca oferecer uma abordagem mais eficiente e envolvente para navegar na web.
Na minha opinião, é a melhor experiência de navegação até hoje. Eu posso atestar, porque tenho um fluxo de trabalho intenso baseado em navegador, por causa da produção de conteúdo e manutenção e otimização do site, que sigo fazendo pessoalmente. E o ARC foi o único que me permitiu entrar em modo tela cheia e simplesmente não precisar sair mais, sem visitas ao desktop ou outras janelas. O Arc dá conta de organizar abas, mídias, janelas como se você estivesse dentro de um OS de computador o tempo todo.
Interface e Barra Lateral no Arc Browser
O Arc apresenta uma interface moderna e personalizável, com uma barra lateral semelhante ao padrão do macOS e do iPadOS. Essa barra lateral pode ser recolhida para desobstruir a área útil de navegação, permitindo uma visualização mais imersiva dos sites visitados.
É uma interface que faz muito mais sentido para as telas de hoje em dia, que tem mais limitação vertical do que horizontal.
A barra lateral é dividida em várias seções, incluindo a barra de endereços e buscas, “aplicativos”, sessão de navegação dos perfis, abas de navegação e atalhos de mídia, e organização da navegação. É possível personalizar a aparência da barra lateral, ajustando cores e transparência de acordo com as preferências do usuário.
Spaces e Perfis
Um dos recursos mais interessantes do Arc é a possibilidade de criar “Spaces”, que são espaços de interface separados para organizar abas de acordo com diferentes jornadas de navegação. Por exemplo, você pode criar um Space para trabalho e outro para atividades pessoais.
Além dos Spaces, o Arc também oferece a opção de criar Perfis. Cada Perfil pode ser vinculado a um Space e permite configurar especificamente um único histórico de navegação, senhas salvas, extensões e outras informações de navegação.
Veja como é simples:
O poderoso “command-tab” do Arc Browser
Se você é usuário do Alfred ou mesmo do Spotlight, vai adorar o “command-tab”do Arc. Com ele você pode alternar facilmente entre diferentes guias e janelas, um recurso especialmente útil para pessoas que trabalham com vários aplicativos e precisam alternar rapidamente entre eles.
Uma das maiores vantagens do recurso “command-tab” é que ele permite que os usuários localizem rapidamente a janela ou a guia de que precisam, sem precisar navegar por vários menus ou janelas. Isso facilita muito a organização e a produtividade, especialmente quando se trabalha em projetos complexos com vários aplicativos. Além disso, o recurso “command-tab” pode ajudar os usuários a economizar tempo, reduzindo o tempo gasto na alternância entre aplicativos. dá até para fazer busca em sites específicos como YouTube, Amazon, o UoD…
Abas, “Aplicativos” e Little Arc
O Arc permite gerenciar abas de forma singular ou plural, com diferentes meios de organização visual. As abas podem ser programadas para serem arquivadas automaticamente a cada 12 horas, mantendo a barra lateral sempre limpa e organizada. Os usuários também podem fixar abas importantes para evitar que sejam arquivadas.
Além das abas, o Arc também permite favoritar sites como “aplicativos”, exibindo-os no topo da barra lateral para acesso rápido.
O “Little Arc” é um recurso que oferece uma pré-visualização rápida de links oriundos de fontes externas, permitindo que o usuário decida se deseja expandir o link para uma nova aba dedicada.
Miniplayer
O Arc possui um recurso de Picture-in-Picture (PiP) que facilita a visualização de vídeos ou a reprodução de áudio enquanto se navega por outras abas. Ao reproduzir um vídeo, uma janela redimensionável se sobrepõe a qualquer outra janela do navegador. No caso de reprodutores de áudio, um widget é fixado na parte inferior esquerda da tela.
Split View (Tela Dividida)
Só esse split já justifica o download. Claro que a abas múltiplas em telas divididas não são novidade. Mas nenhuma chega perto da simplicidade do split view do Arc, basta arrastar e soltar. Garanto que se você usar isso uma semana, nunca mais vai conseguir deixar de usar. O Arc permite dividir a tela em até quatro abas lado a lado, facilitando a visualização e a interação com várias páginas ao mesmo tempo. É possível criar e gerenciar várias páginas ou agrupamentos de abas simultaneamente, sem precisar acessar o conjunto atual.
Notas, Easels e Live Dashboards
O Arc possui recursos nativos de anotações e organização de conteúdo, como Notas e Easels. As Notas são simples ferramentas de anotação que podem ser fixadas, organizadas em pastas ou arquivadas juntamente com as abas de navegação. Os Easels, por outro lado, são espaços em branco para a criação e organização de clipes (capturas de tela e arquivos de mídia) da internet.
O recurso de Live Dashboards permite capturar trechos de sites e exibi-los em tempo real nos Easels, mantendo-os sempre atualizados.
Arc para iOS
O Arc também possui uma versão mobile para iPhone, chamada de “companheiro da internet”. Essa versão é bem mais limitada que a versão desktop, focando principalmente no acesso e gerenciamento de URLs sincronizados entre dispositivos através do iCloud.
Conclusão
O Arc Browser é uma proposta inovadora que traz uma nova perspectiva para a experiência de navegação na web. Sua abordagem centrada na organização, foco e controle da navegação, aliada a uma interface moderna e personalizável, oferece uma alternativa interessante aos navegadores tradicionais.
Ainda em fase de desenvolvimento, o Arc continua aprimorando seus recursos e expandindo sua disponibilidade para diferentes plataformas. Se você está em busca de uma experiência de navegação diferenciada e envolvente, vale a pena ficar de olho no Arc Browser e nas novidades que a Browser Company tem a oferecer.
O ARC é gratuito, mas como ainda é novo tem um esquema de fila, mas é rápido. Tenho 5 invites comigo, se você leu todo esse post e chegou até aqui, merece um deles. Mas tem que ser rápido. Os 5 primeiros que mandarem um email “quero o Arc” para contato@updateordie.com, levam (se você não receber em 24 horas é porque não tenho mais). Eu vou atualizando aqui.
Como seria com relação a segurança para acesso a contas bancárias tipo a Caixa por exemplo que tem um sistema de segurança que precisa até fazer instalação de plugin, o ARC teria acesso ao dispositivo instalado pela Caixa para dar acesso seguro?
Não sei pq todo esse “mínimo” com o Edge: é um excelente navegador com muitas funções bacanas.
Acho que a Microsoft peca na questão de tentar “entuba-lo” goela abaixo mas mesmo assim vale muito a pena. Acho muito melhor que o Chrome, que é um vampiro sugador de memória.
Cheguei atrasada mas mandei o email 🫰🤭
Oi bom dia! Eu gostaria de um convite, caso ainda tenha! Obrigado!!!
Muito bom! Pena que vc não citou o principal diferencial perante os outros navegadores: a unificação de duas “barras” em uma única sessão. Nos outros navegadores a gente tem lista de favoritos e nossas abas abertas, no Arc existe apenas uma lista de favoritos e abas juntas!
Isto parece bobagem, mas muda muito! É impressionante como uma simples mudança de paradigma facilita bastante o seu trabalho, te impedindo abrir dezenas de abas desnecessariamente.
Tirando o SplitView nativo que é bem interessante, as outras funções o Brave já tem, inclusive algumas chegaram essa semana.
Não tem todas funções! No Brave vc não consegue ter 2 perfis diferentes numa mesma janela.
No Brave (e todos outros navegadores) vc tem sua lista de favoritos e lista de abas separadas, no Arc isto é unificado (parece pouco, mas é impressionante como isto te ajuda a não abrir novas abas). Por exemplo: ao clicar num link em uma página 2 coisas podem acontecer: ou a página é completamente sobreposta ou uma nova aba é criada.
O Arc evita que isto acontece, quando isto fosse acontecer numa aba favoritada sua, ela abre este novo link numa janela interna. E cara, isto é perfeito! No final do dia vc poupa a abertura de dezenas abas que vc provavelmente iria perder tempo fechando depois.
O Arc tem uma função extraordinária de picotar sites e criar uma página só sua easel é o nome disso, mas aqui já é coisa “extra”, no quesito organização o Arc tem um baita diferencial.
Cheguei até aqui e quero um invite! Grato pelo material muito relevante!
Eu lhe mandaria um email, mas desde que 48 já se passaram, vou ficar somente na vontade. Me parece ser bem interessante, vou pesquisar mais sobre.
Os invites se renovam a cada 5 dias, me mande um email na segunda pra me lembrar e eu te envio um 👍
Olá!
Desejo experimentar este navegador. Estou cansado da mesmice dos outros, RS! É por aqui mesmo que faço meu pedido?
Obrigado!
Não sei o porquê da aversão ao Edge. Tenho usado ele inclusive no macOS e Linux e não troco mais por Firefox ou Chrome
Verdade! Inclusive o Edge tem todas essas funções que o Arc tem
O Edge é de longe um dos melhores navegadores da atualidade. A cada update trás recursos que o tornam único em comparação com outros. Quem tem aversão a ele, não o conhece.