Durante o Talent Room, encontro criado por Mercado Ads, alguns dos CMOs mais destacados da indústria da América Latina se reuniram para discutir 8 Tendências de Marketing no Cannes Lions , além do uso de novas ferramentas para superar o FOMA (Fear of Missing Audience), com o objetivo de levar novos aprendizados e reflexões para a região.
1. E-commerce Personalizado
O auge do e-commerce personalizado foi um dos temas mais discutidos. Alan Spector, Chief Digital and Marketing Officer da L’Oreal, destacou a importância da personalização na experiência de compra online:
“O Social Commerce está latente, acontece a qualquer momento. É a próxima grande revolução porque está muito ligado ao perfil do latino-americano, então há muitas possibilidades de crescimento. Quando olhamos para mercados como o da China, esse é o nosso futuro em alguns anos, e é para lá que estamos direcionando nosso negócio.”
Alan Spector, Chief Digital and Marketing Officer da L’Oreal
2. Inteligência Artificial e Sua Importância Estratégica
A inteligência artificial (IA) e o Machine Learning foram destacados não apenas como ferramentas de eficiência, mas também como elementos-chave na criação de campanhas personalizadas e na otimização da experiência do consumidor. Alan Spector comentou:
“Para mim, o grande aprendizado é que a IA deve servir a um objetivo estratégico. Não pode ser IA generativa apenas porque quero testar IA generativa. A IA precisa ter um papel, senão é apenas uma experiência que não te levará a lugar nenhum. Acho que o insight, no final do dia, é em que áreas a IA realmente pode ter um papel de otimização, inclusive na conversa com o consumidor.”
Alan Spector, Chief Digital and Marketing Officer da L’Oreal
Fabiola Menezes, Chocolate Marketing Sr. Director da Mondelez, acrescentou:
“Trata-se de uma mentalidade de ‘testar e aprender’. É escolher o que estamos testando, testar de verdade e realizar testes sólidos. Uma vez que testamos com uma das categorias, com uma das métricas e funcionou, podemos replicar.”
Fabiola Menezes, Chocolate Marketing Sr. Director da Mondelez
3. Integração da Experiência Física e Digital
A fusão das experiências de compra online e offline continua sendo um desafio. Os líderes discutiram como as marcas podem superar essas barreiras, especialmente na categoria de beleza. Por exemplo, ferramentas que permitem ao consumidor testar virtualmente produtos de maquiagem ajudam a superar a barreira de experimentação física.
4. Marketing Ético e Responsável
A necessidade de uma ética sólida no marketing foi destacada, especialmente no uso de dados e na implementação de campanhas de inteligência artificial. Os líderes afirmaram:
“A confiança do consumidor é fundamental e devemos garantir o uso responsável e ético de seus dados.”
5. Adaptação à Nova Era Pós-Cookies e o Poder dos First Party Data
Com o desaparecimento dos cookies de terceiros, as marcas precisam encontrar novas formas de coletar e utilizar dados. Para a L’Oreal, o grande desafio é recrutar novos consumidores. Alan Spector mencionou:
“Estudamos quem são os consumidores ‘Altamente Convertíveis’ e quais outras categorias estão comprando para testar e analisar o retorno gerado.”
Alan Spector, Chief Digital and Marketing Officer da L’Oreal
6. Desafios de Segmentação de Audiência e Oportunidades no Retail Media
A segmentação correta da audiência continua sendo um tema crítico. Fabiola Menezes destacou a importância de entender e conectar-se com os consumidores de maneira personalizada:
“A experimentação, inclusive com nossos parceiros como Mercado Ads, consiste em estar presente desde o início, fazendo retail media e depois acompanhando todo o processo de consideração e conversão que nos ajudou a entender como não perder essa pessoa quando está navegando pela plataforma.”
Fabiola Menezes, Chocolate Marketing Sr. Director da Mondelez
7. O Impacto do FOMA nas Estratégias de Marketing
O desafio de não perder audiência é constante e obriga as equipes de marketing a estarem sempre atualizadas e a serem estratégicas em seus enfoques. Patrick J. McGinnis, criador dos conceitos FOMO e FOMA, comentou:
“O mais importante [para superar o FOMA] é entender com quem você está falando e pensar profundamente na mensagem que se deseja transmitir à pessoa.”
Patrick J. McGinnis, criador dos conceitos FOMO e FOMA
Fabiola Menezes acrescentou:
“Acho que o FOMA está sempre presente porque estamos sempre tentando entender e encontrar uma mensagem que faça com que esse consumidor pare, nos preste atenção, nos considere e compre.”
Fabiola Menezes, Chocolate Marketing Sr. Director da Mondelez
8. Inovação Constante e Flexibilidade
Os líderes concordaram que a inovação e a adaptabilidade são essenciais em um ambiente que muda rapidamente. Sean Summers, EVP de Mercado Ads & CMO do Mercado Livre, mencionou:
“Fala-se muito sobre inspiração e inovação constante. Acho que o importante é como conseguimos inspiração nos outros 360 dias do ano em que não participamos de encontros como este. O mais importante é como colocamos isso em prática. O que eu faria de diferente -no primeiro mês da volta de Cannes- em relação a uma campanha, um briefing, um relacionamento com a agência deve ser algo tangível, porque apenas a inspiração pela arte da inspiração desaparece.”
Sean Summers, EVP de Mercado Ads & CMO do Mercado Livre
O Talent Room FOMA Edition At The Sea contou com a participação de mais de 25 CMOs e CEOs de empresas como L’Oreal, Mondelez, Diageo, Intel, Kenvue, Pepsico, Galderma, Hering, Herdez, IPG Mediabrands, Mercado Livre, Kimberly-Clark, Reckitt, Havas, Musimundo, Paramount e NINCH. Este evento proporcionou uma plataforma rica para a troca de ideias e insights sobre as tendências emergentes no marketing e publicidade, oferecendo uma visão clara sobre os desafios e oportunidades que moldarão o futuro da indústria na América Latina.
Ao explorar essas oito tendências, os líderes do setor demonstraram como a inovação, a personalização e a ética desempenharão papéis cruciais na criação de estratégias eficazes e na construção de uma relação sólida e confiável com os consumidores. A busca por superar o FOMA, adaptando-se a um ambiente digital dinâmico, continuará a ser uma prioridade central para os CMOs em toda a região.