



Em um cenário de negócios cada vez mais pulverizado, é justamente a simplicidade que diferencia marcas que cativam o consumidor daquelas que complicam sua própria relação com o público. Mas por que conduzir uma marca em direção a essa suprema sofisticação? A resposta a essa pergunta rende uma ótima reflexão.
Uma das razões centrais está ligada ao zeitgeist das sociedades ocidentais: a busca por clareza e foco em meio a um mercado saturado de produtos, serviços e mensagens. Somos bombardeados por estímulos a todo instante, mas, no fundo, desejamos marcas que proporcionem conexões genuínas por meio de soluções simples e serviços descomplicados. Um estudo da Siegel+Gale, consultoria global de estratégia e design, revelou que 64% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas que oferecem essa simplicidade em suas ações.
A verdade é que a marca não deve ser um enigma. Muitos gestores — de pequenas ou grandes empresas — ainda acreditam que a complexidade é uma estratégia para mostrar superioridade. Alguns profissionais, inclusive, partem da premissa de que o consumidor fará o esforço de entendê-lo e não o contrário. Um tanto onipotente esse raciocínio, mas infelizmente, presente na vida real. Na TroianoBranding, tivemos a oportunidade de trabalhar com empresas que optaram, juntos conosco, a nadar contra essa corrente, desenvolvendo posicionamentos simples, mas incrivelmente eficazes e originais.
Um exemplo é a Cobasi, uma das maiores redes de lojas para pets do Brasil. Juntos, definimos um posicionamento que traduz o espírito humano e acolhedor da marca: Essencial para a vida. Para a Novex, marca do grupo Embelleze, criamos a assinatura: Encante-se por você. E para a Gerencianet, banco digital em expansão, propusemos um novo nome, simples e curto: Efí (Conte com a gente). O que une todos esses casos é a clareza com que a essência da marca é traduzida, dentro e fora da empresa: simples, direta e sem ser um enigma a ser desvendado. As assinaturas que Cobasi, Novex e Efí utilizam não são gimmicks publicitários gratuitos. Elas derivam de uma compreensão profunda da razão de ser dessas marcas, o que exige muito suor e compreensão da relação que elas criaram com seus clientes e consumidores. Cada uma delas, portanto, é o resultado de uma cuidadosa destilação, que permite isolar o núcleo de ideias que melhor representa a marca.
“Às vezes, a simplicidade e o silêncio dizem mais do que a eloquência planejada”, dizia Shakespeare. E, como Da Vinci, ele também tinha muito a nos ensinar. Não precisamos mais de discursos complexos, ideias rebuscadas ou conceitos difíceis de assimilar. O que buscamos é a simplicidade que estreita laços e facilita o entendimento. Quanto mais clara a mensagem, mais assertiva é a decisão de compra. E quanto mais o mundo acelera, mais fáceis temos que ser, pois menos tempo de atenção as marcas terão.
Esconder-se atrás de mensagens complexas pode gerar uma ingênua sensação de segurança. Apenas, mais um exemplo: quando o Itaú diz “Feito para você”, ele revela, de forma direta, uma convicção interna que resulta num compromisso externo. Algo que pauta o comportamento da empresa e o que pode se esperar dela.