John David Washington é o novo Protagonista no espetáculo de ação e ficção científica original de Christopher Nolan “Tenet”. Armado com apenas uma palavra – Tenet — e lutando pela sobrevivência de todo o mundo, o Protagonista viaja por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real.
Não é viagem no tempo, é Inversão.
O elenco internacional de “Tenet” inclui nomes como Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Aaron Taylor-Johnson, Clémence Poésy, com Michael Caine e Kenneth Branagh.
Nem o trailer ou a sinopse conseguem explicar exatamente como essa “inversão” funciona ou qual é o objetivo do protagonista. Nolan já mostrou inúmeras vezes o quanto gosta de filmes que brincam com o tempo como Amnésia, Interstellar, Inception e Dunkirk. Juntando os filmes citados é possível perceber que Nolan mistura histórias contadas de trás pra frente, viagens no tempo e tramas que se passam em tempos diferentes e se cruzam em algum momento da história.
Teorias
Na internet já é possível encontrar inúmeras teorias sobre o filme, muitas baseadas em um momento do trailer onde o protagonista está em um estande de tiros e é possível ver uma lousa atrás dele. Uma das informações escritas na lousa é a seguinte: DU = Tds, que seria uma das equações da termodinâmica que diz como os corpos passam temperatura de um para o outro.
Nada de muito novo para os fãs de Nolan, é normal que na maioria dos seus filmes a internet ferva com milhares de teorias. Não importa se antes, durante ou depois do lançamento, os filmes do diretor são sempre um grande evento para a cultura pop, além de serem recheados de mistérios, tecnologia, espaço-tempo e física.
Em sua nova produção o nome escolhido foi TENET, que até o momento não teve o significado explicado pela produção do filme. Mas como a internet não deixa nada passar batido, a mais nova teoria é de que o título do filme foi baseado no Quadrado Sator.
O quadrado
Trata-se de uma estrutura de pedra composta por cinco palavras latinas de cinco letras cada uma, sendo: SATOR, AREPO, TENET, OPERA e ROTAS. As palavras repetem-se se forem lidas da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou de baixo para cima formando um complexo palíndromo (frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para a direita ou vice-versa). Mais do que um palíndromo, a frase é considerada como um “quadrado mágico” de palavras.
Este quadrado é descrito em um vasto número de achados arqueológicos em diversas partes da Europa. Já foi encontrado em ruínas romanas, na abadia de Collepardo e Santiago de Compostela. O exemplo mais famoso é o das escavações de Pompéia, em que o quadrado foi encontrado no ano de 1925. O quadrado pode ser visto em uma das cenas do filme Pompéia de 2014, dirigido por Paul W. S. Anderson e inspirado na destruição da cidade de Pompeia pela erupção do Monte Vesúvio no ano 79.
Sendo cinco palavras de cinco letras cada, basta dispô-las adequadamente para formar um quadrado, que pode ser lido na horizontal ou na vertical, para a direita ou para a esquerda, para baixo ou para cima. A palavra TENET aparece no centro do quadrado, tanto na vertical quanto na horizontal, e acaba formando uma cruz centralizada com a palavra.
Significado
É difícil estabelecer o significado literal da frase composta por estas cinco palavras, já que o termo AREPO não existe estritamente na língua latina. Algumas conjecturas sobre esta palavra levam à tradução, com sentido pouco claro, com “o semeador, com o seu carro, mantém com destreza as rodas”. Tradução da qual se tenta tirar algum sentido através da referência a um semeador como citação de um texto bíblico.
Se pensar que o termo AREPO é o nome próprio de um misterioso semeador, chega-se à tradução: “Arepo, o semeador, mantém com destreza as rodas”, o que parece aludir à práticas agrícolas.
Nolan sendo Nolan
Se as teorias sobre a origem do título do filme vão se comprovar, só mesmo a produção do filme poderá dizer. De qualquer forma, é sempre um excelente e delicioso exercício pesquisar sobre os mistérios por trás das grandes produções do Nolan, um diretor que adora viajar… no tempo.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Parabéns mano, texto fantástico e de fácil entendimento.
Fazendo com que nos cative a assistir e entender todo o enigma.
Para o alto e além. Muito sucesso e mais uma vez parabéns.
Wow!!
Foquei com vontade de assistir o filme só de ler a sua resenha!
Não conhecia o quadrado Sator! Como a história nos surpreende! Que incrível!
Adorei!
O significado da palavra TENET é um mistério, mas achei bastante interessante o Quadrado Sator, a possibilidade de você conseguir ler as cinco palavras da direita para a esquerda, de baixo para cima, na horizontal ou na vertical, sempre com a palavra TENET no centro, achei incrível e muito intetessante. Fiquei com vontade de assistir o filme.
Se você notar parece que é a palavra “ten” = dez, duas vezes.. normal e e inverso… e existem 10 personagens na imagem… o que acha?
Excelente observação, porém só faz sentido quando ligamos o TEN a este pôster em específico.
Desculpa cara! Mas esse poster eh do filme! E ele tá certo… O T tá de cabeça pra baixo… E forma ten ten…
Faz sentido demais! Parabéns cara! Matou a charada!