Marcas de smartphones também carregam sua dose de polarização entre os mais fanáticos. Há quem prefira Samsung, há quem prefira o iPhone. Mas à margem das opiniões, não é de hoje que a própria justiça tem lidado com acusações de plágios da marca Coreana, não apenas em relação aos aparelhos e sistemas operacionais, mas também no tom da comunicação.
Esse é mais um caso em que não dá para negar a similaridade de estilo entre o novo comercial de lançamento do Samsung Galaxy S20 FE com alguns dos mais icônicos comerciais do iPhone, desde seu surgimento. Uma coreografia do aparelho, uma música com personalidade e apelo e uma sequência de argumentos emocionais e racionais distribuídos em forma de telas e letreiros.
De qualquer forma, a fórmula parece funcionar bem, já que pouca gente aponta esse tipo de coisa, preferindo exaltar a trilha “Dynamite” do grupo de K-Pop BTS
MJ. Os inteligentes copiam.
Imitação faz parte da cultura asiática, inclusive no estilo da comunicação. Mesmo com tantos processos, a Samsung parece não temer, nem dá pinta de desistir, de fazer peças absolutamente idênticas. Fica a dúvida aqui sobre o quanto isso é relevante ou não, principalmente para a nova geração, que vêm com outros olhares, talvez não achem que isso seja um questão. Ou, sim :)