Agora você só não embarca se esquecer de levar seu rosto. A tecnologia biométrica vai dispensar a apresentação do cartão de embarque e do documento de identificação. E é pra já!
A partir de amanhã, terça-feira (15/06) começa a operar, em fase de testes, a primeira ponte aérea biométrica do mundo entre os Aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A tecnologia já é utilizada em outros aeroportos, mas será a primeira ponte aérea a usá-la de ponta a ponta.
Passageiros da Azul Linhas Aéreas serão convidados para fazer os testes do sistema, que serão realizados em três etapas. Primeiro no check-in, quando passageiros terão a foto e os dados validados com as bases governamentais. Depois, o reconhecimento facial será usado para acesso do passageiro à sala de embarque. E, por último, no portão 1, onde os passageiros passarão pelo último ponto de controle biométrico para o embarque na aeronave.
O projeto foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.