SXSW: Autonomy – o futuro do presente, por Malcom Gladwell

Considerado um dos homens mais influentes do mundo pela revista TIME, Malcolm Gladwell volta ao centro dos holofotes – mas, pelo menos dessa vez, não é por escrever um livro. Autor de best-sellers como Blink e The Tipping Point, o inglês com coração canadense faz sua estreia nas telonas, mas sem nenhuma flexão com a dramaturgia.

Sob o comando cirúrgico do escritor, diretor e produtor Alex Horwitz, Gladwell conduz os espectadores na narrativa do documentário Autonomy, que aborda as mais variadas questões sobre os carros autônomos.

Com um apelo estético bastante cinematográfico, o projeto cumpre à risca sua missão informativa, jogando luz tanto em questões técnicas, quanto morais, éticas e humanas – afinal, esta tecnologia vai, definitivamente, mexer em questões sensíveis à vida moderna.

Densas entrevistas com os pioneiros do setor são bem amarradas em um roteiro que não deixa margem para o tédio, e nem perde o foco de sua tarefa de entreter e provocar, simultaneamente.

Embora ainda não tenham concebido entrevistas sobre a obra, diretor e “narrador” terão a oportunidade de vivenciar a recepção e os questionamentos do público ao vivo, no palco do SXSW, pois tanto Horwitz, quanto Gladwell confirmaram presença no Atom Theater, dia 9 de março, às 11 horas da manhã.

Mesmo sem a presença das estrelas, o documentário volta a ser exibido dia 11 de março, às 19h, no Alamo Ritz 2; e dia 13 de março, às 11h45, no Alamo Lamar D.

Perguntado, certa vez, sobre a expectativa do lançamento de um de seus livros, Gladwell disse ao jornalista do The New York Times que não ficam imaginando exatamente como será: “As partes que você acha que vão causar um grande impacto são ignoradas, e trechos que você escreveu em um dia, de forma apressada, e tem certeza que ninguém vai mencionar de novo, são, nas verdade, o que todo mundo tem na cabeça. Então, vai saber, né?” – é provável que o jornalista mantenha intacto sua postura diante de sua estreia nas telonas. E logo saberemos quais os trechos deste documentários que vão passar batidos, e quais virarão pautas de grande veículos. Que, neste caso, estão longe de ser autônomos – ainda bem!

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use