A tabela de basquete impossível de errar

Só foi preciso um pouco de matemática, física, simulações em computador e um roteador CNC.
A tabela de basquete impossível de errar A tabela de basquete impossível de errar

Shane Wighton, um engenheiro norte americano, enfrentou esse desafio projetando e fabricando sua própria tabela de basquete que leva a bola no aro todas as vezes. Ele chegou à ideia pela primeira vez em 2019, durante um hackathon no trabalho, em que os engenheiros podiam construir praticamente o que quisessem.

…Nosso objetivo com isso foi construir a coisa mais estúpida que amamos…“, diz Wighton. Sua equipe acabou construindo uma impressora 3D que produz peças de madeira compensada (o aro era muito fácil), mas Wighton não conseguia tirar o aro à prova de idiotas. Então ele fez o que qualquer engenheiro em uma quarentena faria: Ele construiu a maldita coisa.

Primeiramente Wighton teve que simular em um computador para ver se essa visão torta era possível, então ele completou alguns cálculos antes de produzir a tabela.

“...Eu sabia que seria de alguma forma parabólica, mas minha pergunta principal era se ela só poderia funcionar de um ponto com um tipo de tiro ou se poderia funcionar de várias posições...”.

Para descobrir a forma exata da tabela perfeita, Wighton teve que fazer um trabalho mais técnico. Ele executou o que é chamado de “Simulação de Monte Carlo”, que tem o nome do cassino mais emblemático do mundo; e os cassinos usam o lema: “a casa sempre vence”.

Atirar bolas de basquete é certamente um problema probabilístico, então Wighton teve que escolher a distribuição que levaria ao maior número de chutes por jogo. Ele executou dezenas de milhões de simulações de toda a quadra e com posições diferentes em toda a tabela. Ao determinar como ele teria que mudar a tabela para afundar cada tiro, um modelo começou a se formar. Acabou assumindo a forma de uma parábola distorcida.

A tabela de basquete impossível de errar

Como toda regra há uma exceção, a tabela de Wighton não é tecnicamente perfeita. O arremesso lateral faz com que a bola salte mais, levando a tentativas perdidas. “...O rebote da bola é uma coisa básica da física, e você não pode enganar a mãe natureza…”

Wighton diz que está trabalhando em uma segunda versão da tabela para dar conta disso. Será plana e ele usará uma câmera para rastrear a velocidade e a trajetória do basquete, algo que a primeira iteração não deu conta, de modo que a tabela possa realmente mudar de ângulo para direcionar a bola para o aro. A parada ficou séria.

Para dar vida ao seu design, Wighton usou um roteador CNC, que é uma ferramenta para criar objetos a partir da madeira. CNC significa “controle numérico computadorizado”. O CNC trabalha com o sistema de coordenadas cartesianas (X, Y, Z) para o controle do movimento em 3D. Mas da próxima vez, ele planeja fazer a tabela de fibra de vidro da NBA.

Wighton tem zero planos de levar seu protótipo atual para os consumidores, mas ele pode fazer uma versão em miniatura de basquete para lixeiras de escritório.

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